Atividades interativas e informações essenciais marcam evento de recepção na FURG
Na tarde desta segunda-feira (31), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu estudantes e profissionais no evento “Vivências sobre a África na FURG: Um momento de troca e partilha sobre a África e a filosofia Ubuntu”.Realizado na sala Estuários do CIDEC-Sul, o encontro foi promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (REINTER) e pelo Coletivo de Estudantes Africanos na FURG (CEAFURG), como parte da acolhida cidadã da universidade. O objetivo foi proporcionar um espaço de integração, troca cultural e compartilhamento de informações essenciais para os estudantes africanos da instituição.
O Secretário de Relações Internacionais, Dariano Krummenauer, deu início ao encontro desejando boas vindas aos participantes: “Principalmente aos novos ingressantes da FURG, sejam muito bem-vindos à FURG. A FURG a partir de agora é a casa de vocês, então nós queremos que vocês se sintam em casa e estamos aqui para ajudar vocês com o que vocês precisarem.” Em seguida, deu-se início a participação da diretora de Desenvolvimento do Estudante, Bruna Nornberg, que apresentou informações relevantes sobre os auxílios estudantis e as políticas de assistência social oferecidas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. “A mensagem que fica é que a nossa conexão é com vocês, com vocês estudantes que estão aqui, fazendo e trazendo vida para essa universidade.”, destacou.
A programação também contou com a participação da Secretária de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, Ana Furlong Antochevis, e da professora de Língua Portuguesa, Leticia Ponso, que apresentaram oportunidades e políticas institucionais voltadas ao suporte dos estudantes estrangeiros durante sua trajetória acadêmica.Palestra da PRAE no evento "Vivências sobre a África na FURG"
O evento seguiu com atividades conduzidas pelo Coletivo de Estudantes Africanos, incluindo uma dinâmica interativa sobre países do continente africano e um momento de reflexão sobre a Filosofia Ubuntu, que valoriza a solidariedade e o senso de comunidade. Um dos representantes do Coletivo de Estudantes Africanos na FURG, Romeu Vieira, encerrou o evento com agradecimentos e a ressalva de que esse evento de acolhida é fruto dos estudantes que passaram pela FURG anteriormente uma medida para evitar que os novos estudantes passem pelas mesmas dificuldades que seus antecessores.
Foto: Fernando Halal/Secom