O evento reúne gestores e diretores de Relações Internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras em Brasília.
O Secretário de Relações Internacionais, professor Dariano Krummenauer, e a reitora Suzane Gonçalves, representaram a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na 37ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), realizada de 26 a 30 de abril de 2025. O evento, que ocorreu em Brasília, teve como tema central “Rumo a Parcerias Equânimes e Sustentáveis” e reuniu representantes de instituições de ensino superior e agências de fomento de diversas partes do Brasil e do mundo.
Considerada pelo Secretário como o principal evento sobre internacionalização da educação superior no país, a FAUBAI Conference 2025 promoveu uma série de palestras, painéis e sessões temáticas voltadas à promoção de parcerias acadêmicas estratégicas, mobilidade estudantil e construção de redes internacionais de cooperação. Durante os dias de evento, representantes das principais universidades brasileiras ou estrangeiras aproveitaram a oportunidade para apresentar seus programas de cooperação, estreitar laços e negociar novos acordos internacionais. A FAUBAI 2025 também foi marcada pelo fortalecimento do debate sobre internacionalização inclusiva, responsável e sustentável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Para o secretário Krummenauer, a presença da FURG na FAUBAI 2025 é fundamental para expandir as possibilidades de cooperação acadêmica, por meio da busca por parcerias estratégicas e da manutenção dos vínculos já existentes. Ele destaca a importância do contato direto com representantes de governos como os dos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Espanha, assim como demais “diferentes instituições que estão aqui justamente para fortalecer essa internacionalização”, diz.
“O próximo passo agora é consolidar os contatos que foram feitos. Foi feita uma prospecção para novos convênios, novas colaborações internacionais, novos programas de cooperação e agora estamos na etapa de consolidar esses contatos que foram previamente feitos em Brasília.” , concluiu Krummenauer.