Foi encerrado na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, o V Fórum Internacional de Direitos Humanos da Cátedra da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), realizado no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Sob o tema “Direitos Humanos e Emergências Climáticas”, o evento reuniu, ao longo de três dias, pesquisadores, autoridades e estudantes de países da América Latina para um diálogo urgente e transdisciplinar.
A abertura, realizada na segunda-feira (2), contou com a presença de autoridades acadêmicas e representantes do poder público. Pela FURG, participaram o Vice-Reitor Ednei Primel, o coordenador do evento, Renato Duro Dias, e o secretário de Relações Internacionais, Dariano Krummenauer. A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) foi representada pelo seu coordenador, Fernando Sosa, e pelo coordenador da Cátedra de Direitos Humanos, Matías Penhos. O governo municipal marcou presença com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Grande, Dianelisa Amaral Peres, representando a prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira. A mesa de abertura deu o tom oficial ao encontro, que seguiu com a programação acadêmica.
Mesa de Abertura do V Fórum Internacional de Direitos Humanos da Cátedra da AUGM, sediado na FURG. (Foto: SECOM/ Hiago Reisdoerfer)
Segundo o Secretário de Relações Internacionais, Dariano Krummenauer, acolher a Cátedra de Direitos Humanos da AUGM na FURG foi um marco para a universidade, especialmente por se tratar de um evento que articula temáticas de direitos humanos e mudanças climáticas, pauta essencial diante dos impactos climáticos vividos pelo Rio Grande do Sul nos últimos anos. Krummenauer também apontou a criação do CIEX-FURG, o novo Centro Integrado de Monitoramento para Eventos Climáticos, como mais um passo que sintetiza o esforço da universidade nesse âmbito. Por fim, concluiu: “Sediar este evento consolida nossa universidade como uma instituição comprometida com os temas atuais, tanto no campo das mudanças climáticas quanto dos direitos humanos”.
O ponto alto das discussões concentrou-se na terça-feira (3), com a realização dos cinco Grupos de Trabalho (GTs) temáticos. Cada GT, realizado das 14h às 17h30 no Prédio 5 do Campus Carreiros, funcionou como um espaço dinâmico de partilha de pesquisas. Os eixos abordados foram: Educação Ambiental e Emergências Climáticas; Justiça Ambiental, Desigualdades Sociais e Racismo Ambiental; Direitos Humanos, Emergências Climáticas e Gênero; Extensão Universitária em tempos de Emergências Climáticas; e Direitos Humanos, Emergências dos Direitos da Natureza e Políticas Públicas.
Grupos de trabalhos do V Fórum da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM. (Foto: Centro de Referência em Direitos Humanos da FURG)
A pluralidade de vozes e a diversidade de casos apresentados, provenientes de diferentes contextos latino-americanos, enriqueceram a compreensão sobre como as mudanças climáticas intensificam vulnerabilidades e exigem respostas baseadas nos direitos humanos.O evento destaca a importância da cooperação acadêmica internacional para enfrentar os complexos desafios na interface entre justiça socioambiental e direitos fundamentais. Ainda, consolida mais um passo na parceria frutífera da FURG com a AUGM.