Representantes da Embaixada do Japão visitam a FURG e ampliam diálogo bilateral

Missão evidencia o interesse mútuo em expandir a colaboração acadêmica e institucional.

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu, nos dias 14 e 15 de janeiro, a visita de representantes da Embaixada do Japão no Brasil. Estiveram na instituição Tomoki Mitsuya, segundo secretário da Embaixada e responsável por temas relacionados a Meio Ambiente e Saúde, e Daniel Yoshiy, assessor executivo da mesma representação diplomática, atuante nas áreas de Meio Ambiente e Agricultura. A visita foi acompanhada pelo secretário de Relações Internacionais da FURG, Dariano Krummenauer.

A programação incluiu uma série de reuniões e atividades voltadas ao fortalecimento de conexões estratégicas entre a universidade, autoridades locais e o governo japonês. No dia 15, os representantes conheceram o Instituto de Oceanografia e, em seguida, visitaram o Parque Tecnológico da FURG, onde foram apresentados projetos voltados à inovação científica e tecnológica.

Já no dia 16, os visitantes começaram a manhã na Estação Marinha de Aquacultura, seguida de uma visita à empresa AlgaSul, referência em biotecnologia aplicada a algas. À tarde, houve uma visita à Escola de Química e Alimentos. O Secretário de Relações Internacionais, Dariano Krummenauer, explica que a agenda foi moldada de acordo com as linhas de pesquisa de interesse dos visitantes, priorizando setores da FURG que foram solicitados. “Nessas visitas aos diferentes locais, eles apontaram maneiras de colaborar com a FURG, uma vez que eles estão em tratativas com o governo brasileiro para pesquisas binacionais Brasil-Japão.”, diz Krummenauer.

O secretário enfatiza que a visita foi extremamente positiva, com destaque para o interesse na iniciativa do Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos (CIEX), visto que o Japão é um país com experiência na área de desastres climáticos. A problemática se apresenta como um ponto que pode ser beneficiado com a cooperação dos países. Krummenauer relata que a experiência do Japão também será benéfica para a questão da plataforma eólica, principal motivo da visita do secretário e do assessor, que necessita de mitigações ambientais. 


A parceria também se prova essencial de forma estratégica, devido à inserção dos visitantes em diferentes ministérios, podendo mediar as interações da FURG tanto com o governo japonês, como com o governo brasileiro.

Além das atividades no campus, os representantes da Embaixada também realizaram uma visita ao Monumento do Imigrante Japonês, símbolo da presença histórica da comunidade japonesa em Rio Grande.

Os representantes foram recebidos, ainda, pela prefeita Darlene Rocha, em encontro que contou com a presença de Rodolfo Gonçalves, CEO da empresa japonesa JB Energy.  A JB Energy, que recentemente assinou um protocolo de intenções para instalar sua primeira subsidiária no Brasil no Parque Tecnológico da FURG, reforça o potencial de parcerias entre instituições acadêmicas e o setor privado para desenvolvimento sustentável.

  


Entre demais destaques da agenda, os representantes conheceram o Monumento em homenagem ao Imigrante Japonês, espaço simbólico da presença histórica da comunidade japonesa na região.

A visita da embaixada japonesa reforça o interesse mútuo em ampliar parcerias acadêmicas, culturais e tecnológicas entre a FURG e instituições japonesas, além de aproximar ainda mais as relações entre o município de Rio Grande e a Embaixada do Japão no Brasil. Krummenauer diz que os representantes retornam com a missão de dar seguimento a algumas linhas de pesquisa de interesse Brasil-Japão: “Após essa visita, temos plena convicção que, a partir dessa aproximação da FURG com a embaixada do Japão, a FURG retornará a fortalecer as sólidas relações que sempre teve com o governo japonês.”, finaliza.