Visita acadêmica integra ações de internacionalização e fortalece parceria entre as instituições
Na manhã desta terça-feira (9), a Secretaria de Relações Internacionais (REINTER) recebeu o professor Diego Moisés Almazo Pérez, da Universidade Autônoma de Ciudad Juárez (UACJ), no México. Por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA), a visita acadêmica do docente integra ações de fortalecimento da internacionalização na FURG.
Ao longo da semana, o professor realizará uma programação acadêmica voltada à troca de conhecimentos e apresentação de práticas de ensino da UACJ, contribuindo para o diálogo científico entre as universidades. A visita também incentiva a ampliação dessa parceria, explorando novas possibilidades de cooperação que beneficiem ambas as instituições.
O professor Pérez foi recepcionado pela coordenadora de Mobilidade Acadêmica da REINTER, Nicole Feijó, juntamente com Kleber Eduardo Bianchi, docente da FURG responsável por acompanhá-lo durante as atividades na instituição. Ao receber os professores, a coordenadora destaca a importância do incentivo à mobilidade de docentes de diferentes universidades. “Tão importante quanto a mobilidade estudantil é a mobilidade de docentes. Essa mobilidade fortalece as parcerias entre as universidades, uma vez que permite a circulação de conhecimentos, o intercâmbio de metodologias de ensino e o desenvolvimento de pesquisas conjuntas.”, diz.
Coordenadora de Mobilidade Acadêmica da REINTER, Nicole Feijó, recebe professor visitante Diego Almazo Pérez da Universidade Autônoma de Ciudad Juárez (UACJ), junto com o professor da FURG, Kleber Eduardo Bianchi.
Durante sua estadia, Pérez desenvolverá atividades acadêmicas na Escola de Engenharia da FURG, promovendo trocas de conhecimento, apresentando experiências de ensino da UACJ. Entre suas atribuições está o Minicurso de Método dos Elementos Finitos (MEF), ministrado por Perez até o dia 12 de dezembro. Voltado a estudantes de graduação e pós-graduação das diversas áreas da engenharia, o curso abordará diversos temas, como análise estática de suporte de canto em estruturas, solidificação de peças fundidas em transferência de calor, análise modal de asas de avião na engenharia aeroespacial, análise estrutural em 2D aplicada à robótica, entre outros.
Com essa visita acadêmica, a Coordenadora de Mobilidade destaca os benefícios da mobilidade docente: “Os docentes em mobilidade têm a oportunidade de aprimorar suas competências profissionais, criando redes de colaboração que fortalecem convênios interinstitucionais (...). A mobilidade docente tem se tornado um elemento estratégico para aumentar a qualidade acadêmica, a visibilidade institucional e o impacto social das universidades.”, completa.