REINTER on the Beach celebra a internacionalização da FURG com cultura, música e integração

Ação da REINTER abriu espaço para que estudantes internacionais compartilhassem suas culturas com a comunidade.

Na última sexta-feira (30/01), o espaço
A FURG é Minha Praia foi palco do REINTER on the Beach, evento promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (REINTER) que reuniu a equipe da secretaria com estudantes e o público em geral em uma noite de integração cultural, música e troca de experiências.


Equipe da Secretaria de Relações Internacionais no evento REINTER on the Beach

A programação marcou um momento de visibilidade da internacionalização na FURG, abrindo espaço para que estudantes estrangeiros pudessem representar e compartilhar aspectos de suas culturas com a comunidade local. O destaque do evento foi a participação de um grupo de estudantes do Timor-Leste, país do Sudeste Asiático.



Estudantes timorenses Deoteria Silva, Caitano Soares, Guilhermino Santos e Jenilton Ramelito apresentam exposição cultural no REINTER on the Beach.

Os estudantes apresentaram vestimentas, tecidos e objetos tradicionais de seu país de origem. Além da exposição, o evento contou com voz e violão do músico Maurício Terra, que contribuiu para criar um ambiente acolhedor e descontraído para o público que transitava pela avenida. Estudantes brasileiros selecionados para mobilidade internacional também marcaram presença no evento, como é o caso de Murilo e Gabriel, aprovados para o programa de mobilidade ESCALA 2026/1 da AUGM.

Estudantes Murilo Barcelos e Gabriel Calgaro no REINTER on the Beach

O REINTER on the Beach é uma iniciativa que reforça o compromisso da FURG com a internacionalização como prática dentro da universidade, valorizando não apenas acordos institucionais, mas principalmente as experiências humanas que surgem do contato entre diferentes culturas. Ao ocupar um espaço simbólico de convivência universitária, o evento evidenciou a importância de tornar visível a presença e a contribuição dos estudantes internacionais no cotidiano da instituição.