A Embaixada do Brasil em Tóquio anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo de startups brasileiras interessadas em participar do Innovation Leaders Summit 2025 (ILS), o maior evento de matchmaking de inovação aberta da Ásia. A iniciativa faz parte do Programa de Diplomacia da Inovação (PDI), promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, e busca promover o ecossistema brasileiro de inovação em âmbito internacional.
Serão selecionadas até 7 startups brasileiras com planos de negócio voltados à construção de parcerias com grandes empresas e/ou investidores japoneses. As empresas escolhidas terão a taxa de inscrição no pacote básico custeada pelo governo brasileiro, o que garante acesso ao sistema online de matchmaking com as principais corporações e fundos de venture capital e corporate venture do Japão. O pacote também contempla a possibilidade de participação presencial no evento, sendo que os demais custos logísticos deverão ser arcados pelas próprias empresas.
A edição de 2025 será realizada em formato híbrido: as sessões virtuais ocorrerão de 19 a 27 de novembro e de 8 a 17 de dezembro, enquanto a etapa presencial será realizada em Tóquio, entre os dias 1º e 5 de dezembro.
As inscrições vão de 1º a 29 de agosto de 2025 e devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/u1PXMmxs2THyKnZU9. O regulamento do processo seletivo está disponível no mesmo endereço, e o resultado será divulgado no dia 4 de setembro.
Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site oficial do ILS: https://ils.tokyo. A Embaixada do Brasil em Tóquio, por meio de seu Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC), está disponível para esclarecer eventuais dúvidas e convida todas as startups brasileiras com interesse no mercado japonês a participarem da seleção.