REINTER celebra a conclusão da Primeira Edição do Programa Amigo Internacional

Iniciativa aproximou estudantes locais e estrangeiros, oferecendo apoio desde trâmites burocráticos até a adaptação cultural.

No último semestre, a Secretaria de Relações Internacionais (REINTER) realizou com sucesso a primeira edição do Programa Amigo Internacional, uma iniciativa que conecta estudantes da universidade a intercambistas recém-chegados, facilitando sua adaptação ao Brasil.

Ao todo, 17 voluntários participaram do programa, com a tarefa de oferecer suporte aos 50 novos alunos internacionais. A designação de tutores e intercambistas é organizada de forma a dividir responsabilidades entre os estudantes, mas garantindo também flexibilidade quando necessário, conforme suas necessidades e preferências. Entre as responsabilidades dos tutores estavam orientações sobre documentação, localização na cidade, obtenção do cartão de transporte e suporte na adaptação no Brasil.

Alguns dos participantes do programa trazem na bagagem suas próprias vivências como estudantes estrangeiros. Com o conhecimento da experiência de chegada no Brasil, usam de suas vivências para orientar quem está começando sua jornada acadêmica na FURG.


Marybeth Díaz, estudante venezuelana na FURG e tutora do programa Amigo Internacional, conta que o programa teve um impacto positivo nos estudantes recém-chegados. “É muito bom, porque eles já terminam de passar por esse primeiro processo e estão mais tranquilos para seguir com outras etapas. (...) Além disso, conhecem outras pessoas que estão na mesma situação que eles e se ajudam entre eles, afirma a estudante.

A tutora Gina López, natural de El Salvador, conta que, ao chegar ao Brasil para sua primeira experiência internacional, no Ceará, contou com a ajuda de um programa de apadrinhamento semelhante ao Amigo Internacional, que a auxiliou nos trâmites e na adaptação, formando vínculos que mantém até hoje. Já na FURG, por ter chegado antes da criação do programa, Gina recorreu às Secretarias e Coordenações para se informar sobre os passos que deveria seguir.

Foi justamente para preencher essa lacuna que o Programa Amigo Internacional foi criado pela REINTER, oferecendo suporte personalizado aos estudantes estrangeiros em todos os processos de adaptação. O programa também se destaca pela alta taxa de reincidência dos tutores: 14 dos tutores voluntários optaram por participar novamente do programa no próximo semestre, demonstrando seu comprometimento com a iniciativa.