FURG participa do lançamento oficial da Rede Bioma Pampa no Uruguai

Na sexta-feira (7), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) esteve presente na cerimônia oficial de lançamento da Rede Bioma Pampa de Instituições Públicas de Educação Superior (RBPIPES), realizada no Palácio Legislativo do Uruguai, em Montevidéu. A instituição foi representada pelo vice-reitor Ednei Primel, pelo secretário de Relações Internacionais Dariano Krummenauer e pelo secretário de Gestão Ambiental Felipe Kessler.

A FURG é uma das entidades fundadoras da nova rede, que atualmente reúne universidades e institutos públicos do Brasil e do Uruguai comprometidos com o desenvolvimento sustentável, a integração regional e a cooperação acadêmica no território do Bioma Pampa. Além da FURG, integram o grupo diversas outras instituições de destaque, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), a Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC), a Universidad de la República (Udelar), Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), entre outras.

Segundo Krummenauer, a rede almeja a participação por parte de universidades argentinas para que a Rede Bioma Pampa se torne uma rede trinacional. O secretário também explica que a FURG tem grande potencial de contribuição para a rede, principalmente, devido ao seu incentivo em estudos de ecossistemas costeiros.

As missões da RBPIPES compreendem fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão por meio da criação de projetos conjuntos, além de promover a mobilidade acadêmica de estudantes e professores entre os países participantes. O trabalho colaborativo também busca incentivar a  inovação nas áreas de energia, tecnologia da informação, inteligência artificial e ecologia, entre outras frentes estratégicas. Entre os compromissos da rede estão a sustentabilidade ecológica, a proteção ambiental, a defesa dos direitos sociais, o fortalecimento democrático e a valorização da identidade cultural do Pampa.