Estudantes da FURG participam da 32° Jornada de Jovens Investigadores da AUGM, conquistando menção honrosa

Com trabalhos nas áreas de cooperação internacional e micologia médica, estudantes levaram a produção acadêmica da FURG à JJI.

Nos dias 5, 6 e 7 de novembro, estudantes da América Latina se reuniram na 32° Jornada de Jovens Investigadores da AUGM. Sob o tema “A educação e a ciência transformam realidades”, mais de novecentos jovens estiveram na Universidad Nacional de Tucumán (UNT), na Argentina, sede desta edição do evento, para apresentar suas produções acadêmicas. Entre participantes de diversas instituições da Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, duas estudantes tiveram a oportunidade de representar a FURG no encontro acadêmico.

Luana Araujo Lopes e Ana Letícia Rezende representam a FURG na 32° Jornada de Jovens Investigadores da AUGM


A estudante Luana Araujo Lopes viu na JJI uma oportunidade de apresentar e desenvolver sua pesquisa a nível internacional. A estudante de Relações Internacionais está desde agosto em mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Cuyo (UNCUYO), em Mendoza, por meio do programa ESCALA da AUGM.  Luana relata que além de muito enriquecedora em geral, a experiência do intercâmbio foi encorajadora para sua participação na Jornada. Segundo ela, o contato e a troca de conhecimentos com estudantes de diferentes universidades e países ampliaram sua visão sobre o objeto de estudo de sua pesquisa. “Poder aprender mais sobre o que pesquiso, mas a partir da perspectiva própria deste contexto, tem sido transformador. A imersão em outra língua também foi essencial e me deu a confiança necessária para participar da JJI.”, afirma a aluna.

Seu trabalho, intitulado “Aplicación del Convenio de La Haya de 1980 en América Latina: cooperación internacional y derechos humanos en casos de sustracción internacional de niños”, foi apresentado no eixo interdisciplinar “Direitos Humanos: Desafios Presentes e Futuros na América Latina”. A pesquisa analisa como os países latino-americanos aplicam a Convenção da Haia de 1980 em casos de sequestro internacional de crianças, refletindo sobre os desafios da cooperação jurídica internacional e os caminhos para fortalecer a proteção dos direitos humanos no contexto regional. A apresentação rendeu a Luana uma menção honrosa da comissão avaliadora da AUGM. “Eu não imaginava ser selecionada. Ver minha pesquisa reconhecida e destacada me deixou muito feliz. Isso mostra que ela traz uma contribuição relevante para debates regionais importantes e também reflete o aprendizado e o incentivo à pesquisa que recebo na universidade.”, diz Luana sobre a menção recebida.


Menção Honrosa da AUGM ao trabalho da estudante da FURG Luana Araujo Lopes


A segunda estudante da FURG a participar da Jornada este ano foi Ana Letícia Rezende, responsável por apresentar uma pesquisa sobre o impacto do projeto “Vivência em Micologia Médica: da evidência científica à realidade local” da FURG na formação de profissionais da área da saúde. O projeto, desenvolvido pelo Grupo de Micologia Médica da FAMED-FURG desde 2021, aproxima os estudantes da realidade das doenças fúngicas. Na pesquisa apresentada, Ana analisou quesitos como a quantidade de participantes, diversidade de cursos, taxas de aprovação e feedback dos estudantes para mensurar a abrangência e eficácia do projeto.

Estudante da FURG 
Ana Letícia Rezende na 32° Jornada de Jovens Investigadores da AUGM, sediada na Universidad Nacional de Tucumán (UNT)

Ana Letícia explica que apesar de ler, ouvir e compreender bem espanhol, ainda tinha receio em relação a falar publicamente. Por isso, optou por apresentar seu trabalho em português. Mesmo com a barreira linguística, ela conseguiu se comunicar com sucesso entre os colegas, seja na apresentação ou na sessão de perguntas: “Todos foram extremamente compreensivos e abertos ao diálogo. Houve interesse, troca e curiosidade.”, diz.


Em síntese, as alunas descrevem a experiência da Jornada como um momento marcante em suas carreiras acadêmicas, ou, nas palavras de Ana, “uma vivência extremamente enriquecedora”. Para Luana, a JJI se consolida como oportunidade de crescimento: “Esses eventos são ótimas oportunidades para apresentar nossas pesquisas e também para crescer pessoal e profissionalmente. Espero que mais estudantes da FURG possam participar nas próximas edições, mostrando a qualidade da pesquisa produzida na universidade”.

As participações das estudantes Ana Letícia e Luana destacam a pesquisa da FURG como referência em eventos internacionais. Por meio da parceria da universidade com a AUGM, oportunidades como o programa ESCALA de mobilidade e a Jornada de Jovens Investigadores possibilitam o crescimento internacional de estudantes da FURG, fortalecendo a produção científica e a atuação da universidade em espaços internacionais de pesquisa.