O COIL (Collaborative Online International Learning) é uma metodologia educacional que promove a aprendizagem colaborativa internacional por meio de atividades virtuais, conectando estudantes e professores de diferentes países em projetos conjuntos. Essencialmente, o COIL é uma forma de internacionalização do currículo que utiliza a tecnologia para criar experiências interculturais e acadêmicas sem a necessidade de mobilidade física, desenvolvendo competências globais e digitais nos participantes. Docentes e cursos interessados em aplicar o COIL em disciplinas devem entrar em contato com a REINTER pelo email reinter.mobilidade@furg.br.
Como funciona o COIL?
- Parcerias Institucionais:
- Duas ou mais universidades de países diferentes estabelecem uma parceria acadêmica para co-desenvolver um curso ou módulo.
- Co-ministração:
- Professores de cada instituição trabalham juntos para criar um plano de ensino colaborativo, que é ministrado simultaneamente para suas respectivas turmas.
- Atividades Virtuais:
- Ao longo de um período determinado (geralmente de 5 a 10 semanas), os alunos de diferentes países se engajam em tarefas e projetos colaborativos utilizando ferramentas online.
- Intercâmbio e Colaboração:
- As atividades são estruturadas para promover a troca cultural, a colaboração acadêmica e o desenvolvimento de habilidades como comunicação intercultural e trabalho em equipe virtual.
- Exemplos de Atividades:
- Isso pode incluir a construção colaborativa de documentos, debates, workshops, palestras e outros trabalhos conjuntos.
Benefícios do COIL
- Internacionalização do currículo:
Expande o alcance da experiência internacional sem a necessidade de viagens.
- Desenvolvimento de competências:
Fomenta o desenvolvimento de habilidades globais, interculturais e digitais.
- Acessibilidade:
Permite que mais estudantes tenham acesso a experiências internacionais, de forma acessível e equitativa.
- Perspectiva global:
Oferece aos alunos uma visão mais ampla e global, preparando-os para o mercado de trabalho internacional.