Oportunidade é destinada a profissionais com formação acadêmica em Linguística e Letras

A Fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está com inscrições abertas para o Programa Leitorado, o qual financia professores formados em Linguística ou Letras e interessados em divulgar a cultura nacional em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES). O principal objetivo é promover a língua portuguesa e a literatura brasileira no âmbito internacional. As inscrições estão abertas até 30 de janeiro.

A CAPES foi fundada pelo Ministério da Educação (MEC) para desempenhar o papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação em todos os estados da Federação. Recentemente, foram implantados programas para contribuir com o aprimoramento da qualidade da educação básica e para estimular experiências inovadoras por meio da educação presencial e a distância.  Em 2019, o Programa Leitorado possui uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e oferta 20 vagas para diferentes instituições internacionais.

A bolsa

O candidato será apoiado financeiramente de acordo com a universidade em que desenvolver sua experiência podendo alcançar o valor de 3.000 dólares mensais, incluindo os custos de transporte aéreo de ida e volta para o Brasil.  A relação dos valores das bolsas, bem como a lista das instituições participantes podem ser conferidas no ANEXO I (disponível neste link).

Para ser um candidato elegível ao programa, é necessário possuir:

  • Nacionalidade brasileira;
  • 18 anos completos, no mínimo;
  • Diploma de nível superior na área de licenciatura em linguística em letras;
  • Formação acadêmica conforme indicada pela instituição estrangeira no ANEXO I (doutorado ou mestrado);
  • Experiência em ensino de português, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira;
  • Comprovante válido de proficiência no idioma definido pela universidade estrangeira.

Para se inscrever

As inscrições são realizadas mediante preenchimento de um formulário online através do site da CAPES (disponível aqui). A seleção consistirá na verificação do cumprimento da função de Leitor Brasileiro, na verificação da consistência documental, análise do mérito científico da candidatura e seleção final. O resultado será divulgado em julho de 2020 pela IES e as atividades têm início a partir do segundo semestre de 2020 ou primeiro semestre de 2021.

Para mais informações, confira com atenção o edital do programa (clique aqui). Em caso de dúvida, o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail inscricao.leitorado@capes.gov.br.