Iniciativa dá à comunidade acadêmica a oportunidade de estudar junto a instituições de ensino superior do México e da Colômbia

A Secretaria de Relações Internacionais (REINTER) torna pública a abertura de inscrições para seleção de estudantes de graduação da FURG, para cursar um semestre de estudo acadêmico junto a instituições de ensino superior da Colômbia - através do programa Bracol - e do México - através do programa Bramex. As inscrições estão abertas a partir de hoje, 15 de abril, e se estendem até as 23h59 de 25 de abril de 2019 através do sistema de inscrições da universidade (https://sinsc.furg.br/).

Informações gerais

Em seu papel como membro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), a Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN) e a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior da República Mexicana (ANUIES), a FURG, em parceria com demais instituições pertencentes aos supracitados grupos, oferece oito vagas para o Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX). A iniciativa é aberta aos estudantes de graduação da universidade e tem por objetivo estimular a troca de conhecimentos e experiências entre a comunidade acadêmica dos estudantes da FURG com os países conveniados, assim tecendo uma maior rede de contatos e pesquisas de cooperação internacional.

Benefícios

Os estudantes selecionados durante o processo seletivo contarão com alimentação e hospedagem pagas pela universidade de destino, bem como estarão isentos de qualquer taxa relacionada ao desenvolvimento do curso a ser desenvolvido. É importante ressaltar que algumas universidades disponibilizam bolsas para hospedagem e alimentação, ou seja, ao invés de diretamente arcarem com os custos, estas instituições repassam um valor em dinheiro ao estudante, para que o mesmo arque com suas despesas. Neste caso, a bolsa é disponibilizada 30 dias após a chegada no país de destino.

Critérios para participação

Conforme edital de abertura do processo seletivo, cabe aos estudantes interessados em um dos dois programas disponíveis atentar para os critérios básicos de participação, uma vez que as inscrições só serão homologadas caso o acadêmico cumpra a risca os aspectos exigidos pelo edital, que são: ter nacionalidade brasileira e mais de 18 anos no momento da candidatura. Estar regularmente matriculado, durante todo o processo de seleção, em algum curso de graduação da FURG. Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior 7. Ter integralizado, no momento da inscrição, no mínimo, 20% da carga horária total do curso, e, ainda, não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional.

Documentação necessária para inscrição

Deverão ser entregues, no momento da inscrição, os seguintes documentos atualizados:

I - Curriculum Lattes documentado, devendo ser apresentadas cópias de todos os documentos comprobatórios de toda e qualquer ação citada no currículo lattes. Serão consideradas apenas atividades devidamente comprovadas referentes à graduação em curso;

II - Cópia do passaporte ou protocolo de agendamento na Polícia Federal para fazer o passaporte;

III - Carta de intenção do candidato, redigida em espanhol, apresentando a natureza de seu interesse em estudar na universidade de interesse. O candidato também deve indicar como a experiência de intercâmbio poderá contribuir para sua formação profissional. A carta deve ser digitada, apresentando os devidos dados de identificação e, no mínimo ter 300 palavras;

IV - Formulário de inscrição, preenchido e assinado (Disponível aqui);

V - Declaração de Aceite de Acompanhamento Pedagógico (Disponível aqui);

Calendário

As atividades do processo seletivo se desdobrarão até o dia 10 de maio, quando serão divulgados os estudantes selecionados pelo processo seletivo. Para ficar atento as datas e prazos do processo, acompanhe o seguinte cronograma, que marca, respectivamente, a etapa, a data e o meio de divulgação.

I - Publicação do Edital l 12/04/2019 l www.furg.br e www.reinter.furg.br;

II - Inscrições l de 15/04/2019 a 25/04/2019 l SINSC FURG (https://sinsc.furg.br/);

III - Divulgação prévia das inscrições homologadas l Até 26/04/2019 l www.furg.br e www.reinter.furg.br (Prazo para recurso é de até três dias após a divulgação, 29/04, através do e-mail: reinter.mobilidade@furg.br);

IV - Divulgação final da homologação das inscrições e do horário das entrevistas l 30/04/2019 l www.furg.br  e www.reinter.furg.br;

V - Entrevistas l 06/05/2019 l REINTER (Prédio da Reitoria, primeiro andar);

VI - Divulgação dos selecionados l Até 07/05/2019 l www.furg.br / www.reinter.furg.br (Prazo de recurso até o dia seguinte, 08/05, através do e-mail reinter.mobilidade@furg.br);

VII - Divulgação final dos selecionados l Até 10/05/2019 l www.furg.br www.reinter.furg.br

Responsabilidades do estudante selecionado

Segundo edital do processo seletivo (Disponível aqui) fica a cargo do estudante as seguintes responsabilidades:

I - Realizar os trâmites e custear seus próprios vistos;

II - Contratar um seguro de acidente, saúde e vida, de cobertura internacional;

III - Custear seu traslado para a universidade de destino;

IV - Responsabilizar-se por custos que não estejam relacionados à alimentação (três refeições básicas), moradia e taxas universitárias, tais como despesas com material de estudos, transporte, lazer e outras;

V - Cumprir com as normas, leis e estatutos vigentes do país e da universidade de destino;

VI - Cumprir com as exigências ou requisitos necessários para a regularização e/ou realização das disciplinas selecionadas. Os estudantes de intercâmbio estarão sujeitos às mesmas condições de regularização, realização e aprovação nas disciplinas que os demais estudantes locais;

VII - Informar ao responsável pelo intercâmbio na universidade de destino sobre sua data e horário de chegada, e igualmente informar à universidade de origem a data e a hora de retorno;

VIII - Cursar um mínimo de três (3) disciplinas na universidade de destino; IX - Encaminhar à REINTER/Coordenação de Mobilidade relato, ao final de cada mês, expressando as atividades realizadas no período e anexando foto que represente alguma de suas atividades acadêmicas e/ou cultural.

Outras informações

Para mais detalhes sobre o processo seletivo, prazos, datas, requisições, documentação e situações específicas, não deixe de fazer o download do edital (disponível aqui). Caso ainda restem dúvidas, procure a ajuda de algum membro da REINTER, a secretaria fica localizada no prédio da Reitoria e atende das 09h às 12h e das 14h às 18h.

Compilado de arquivos do processo seletivo

Edital;

Formulário de Inscrição; Declaração de Aceite de Acompanhamento Pedagógico;

Espelho de pontuação;

Lista de universidades conveniadas (México e Colômbia).