Encontro aconteceu em Santa Maria, sediado pela UFSM, e contou com a participação do Secretário de Relações Internacionais da FURG

Foi realizada, de 8 a 10 de abril, a primeira Reunião Anual de Delegados Assessores da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). O evento foi sediado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, reunindo representantes de 36 Instituições de Ensino Superior participantes da rede, incluindo a FURG, representada pelo Secretário de Relações Internacionais Prof. Dr. Milton Asmus.

O encontro proporcionou o debate de diversos temas, mas principalmente deu espaço para a discussão de questões relacionadas à educação superior na América Latina, principalmente sobre como qualificar as universidades públicas e tornar suas ações mais efetivas junto à sociedade. Os participantes também tiveram a oportunidade de trocar e compartilhar ideias sobre futuras atividades e ações referentes a AUGM.

O encontro em questão representa o sucesso das atividades de desenvolvimento internacional da AUGM, bem como também fazem parte da segunda fase do Plano de Desenvolvimento Institucional do grupo, fase esta que teve início na última segunda-feira (08) com a Reunião Bienal de Coordenadores de núcleos Disciplinares e comitês acadêmicos.

Outros Eventos

Além do encontro dos delegados a UFSM sediou também, na quarta-feira (10), a 18ª Reunião do Núcleo Disciplinar de Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária da AUGM. O evento teve como objetivo promover a troca de informações entre as universidades acerca de evoluções institucionais, planejamentos estratégicos e gestões universitárias, visando mostrar resultados e prospectar atividades futuras.

Sobre a Associação

A AUGM é responsável por promover integração regional e mobilidade internacional entre as universidades participantes da rede. Para isso, a associação se utiliza do intercâmbio entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e servidores de tais instituições. Atualmente fazem parte da AUGM 38 universidades do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Na imagem, representantes das 36 universidades participantes da AUGM que se fizeram presentes na primeira Reunião Anual de Delegados Assessores, sediada em Santa Maria.