Primeira edição do compilado de mobilidade internacional reúne opções para intercâmbio a nível de graduação e pós em 2019

 

Nesta segunda-feira, 25, a vida acadêmica voltou ao normal na FURG, com o fim das férias, reúnem-se novamente cerca de nove mil alunos nos diversos campus da universidade, preparados para mais um ano letivo. Como de costume, aproveitamos este momento oportuno para compilar algumas oportunidades de mobilidade acadêmica para 2019, agregando assim, ainda mais conhecimento e experiência ao currículo de nossos alunos.

International Volunteer HQ

Sediada na Nova Zelândia, a associação de intercâmbios International Volunteer HQ está oferecendo bolsas para pessoas que queiram fazer trabalho voluntário ou estágio no exterior. Estabelecida em 2006 após uma viagem para ações voluntárias na África, Dan Radcliff estabeleceu esta organização para oportunizar o intercâmbio para fins de ajuda humanitária em diversas partes do mundo. As bolsas para intercâmbios de estágio ou voluntariado são chamadas de Alternative Break Scholarships e permitem que os interessados realizem intercâmbios de duas semanas com todas as despesas pagas. As inscrições vão até 11 de fevereiro e podem ser feitas por clicando aqui.

Governo da Turquia oferece bolsas integrais de graduação e pós

O programa de bolsas Türkiye Scholarships 2019 oferece bolsas integrais para os níveis de graduação e pós-graduação, e tem como agente financiador o governo turco. Dessa forma, a iniciativa permite que alunos de todo globo estudem no país com todas as despesas pagas. As inscrições vão até 20 de fevereiro. Além disso, o programa também oferece um ano de curso de língua turca para bolsistas que não tenham conhecimento da língua, sendo então possível candidatar-se à bolsa mesmo que o aluno ainda não saiba falar turco. As inscrições estão disponíveis neste link

Bolsas para graduação e mestrado na Austrália

A University of Queensland (UQ) - sediada na Austrália – se encontra, atualmente, com inscrições abertas para a Bolsa de Líderes Globais da América Latina. A iniciativa tem como público alvo, acadêmicos ou graduados dos cursos de Negócios, Administração, Economia e Direito. Os contemplados terão de 50% a 100% dos custos de tuition fee – taxa paga por estrangeiros para a realização de cursos acadêmicos - cobertos para até quatro semestres de estudo. Porém, tanto o critério de seleção quanto o valor final concedido aos selecionados dependem do desempenho dos estudantes.

Para concorrer a uma vaga no programa, os candidatos devem, inicialmente, se inscrever ao curso de interesse e só então preencher o formulário de candidatura para o apoio financeiro. O prazo para ingresso no segundo semestre de 2019 vai até 30 de abril de 2019. Para mais informações sobre o procedimento de inscrição e, também, sobre a iniciativa e a universidade clique aqui

Programa do ministério holandês para auxílio a cursos de bacharelado na Holanda

O Holland Scholarship é um programa de bolsas de estudo financiado pelo governo do país dos moinhos de vento, mais especificamente pelo Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura.  A iniciativa é uma parceria governamental com universidades holandesas de pesquisa e ciências aplicadas que tem por objetivo incentivar o fluxo acadêmico para fins de pesquisa no país. O auxílio garantido pela bolsa é de 5 mil euros, e é destinado a estudantes estrangeiros de fora do Espaço Econômico Europeu (EEA) interessados em cursar bacharelado ou mestrado na Holanda.

O prazo final para candidatar-se a uma vaga do Holland Scholarship depende do curso escolhido, o que pode variar entre 1º de fevereiro a 1º de maio de 2019. Para mais informações sobre os cursos, datas e disciplinas, acesse o site do programa aqui.

Governo romeno abre inscrições para bolsas de graduação e pós

O governo romeno está oferecendo 85 bolsas de estudo para alunos de graduação e pós-graduação que queiram estudar na Romênia. As bolsas têm duração de um ano e meio a seis anos, e podem ser solicitadas por alunos de qualquer país do mundo que não tenham cidadania romena. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de março de 2019. Como parte da bolsa, os estudantes escolhidos poderão estudar gratuitamente nas instituições de ensino superior de sua escolha. Além disso, a bolsa também cobre acomodação, conforme as capacidades de cada universidade. Os alunos escolhidos receberão uma ajuda de custo mensal em moeda romena, num valor equivalente a 65 euros (para graduandos), 75 euros (para mestrandos) ou 85 euros (para doutorandos). Para demais informações sobre prazos e inscrições, acesse o site da iniciativa aqui.

LAIOB oferece 12 bolsas para cursos de negócios nos EUA

O LAIOB (Latin American Institute of Business) está oferecendo 12 bolsas de estudo para os cursos de Marketing, Management, Sales Management & Negotiation e Innovative Project Management. Os cursos são oferecidos e ministrados pela University of Akron, em Ohio, nos Estados Unidos, e têm duração de duas semanas com carga horária de 64 horas. Eles acontecerão em julho de 2019 e as inscrições vão até 10 de março através deste link.

Para cada um dos quatro cursos, o LAIOB oferecerá uma bolsa integral e duas bolsas de 70%, totalizando 12 bolsas. Além delas, o instituto também concederá bolsas de 50% e 30% a outros candidatos selecionados durante o processo seletivo.

Bolsas de Estudo para Pós-Graduação na Bélgica

A Ghent University (também conhecida como UGent) se encontra em processo de oferta de auxílio financeiro aos melhores colocados em seu processo seletivo de mestrado. Os programas - ministrados em inglês - são nas áreas de Biociência e Engenharia. Anualmente, cerca de 15 bolsas desse tipo são disponibilizadas, sendo o valor o estimado em 654 euros mensais. Além disso, os beneficiados terão as despesas com saúde e responsabilidades civis cobertas. As inscrições vão até 1º de março, clique aqui para realizar a sua.

Bolsas integrais de doutorado nos EUA da Comissão Fulbright

A Comissão Fulbright se encontra atualmente com inscrições abertas para bolsas integrais de doutorado pleno nos Estados Unidos destinadas para pesquisadores de quaisquer áreas que desejem fazer seu doutorado no país. As inscrições vão até 31 de março de 2019 e podem ser feitas através do site oficial do programa.

Os acadêmicos contemplados pelas bolsas terão suas taxas administrativas e acadêmicas pagas diretamente à universidade anfitriã. Além disso, receberão também um valor mensal e um adicional de 50% desse valor para cobrir as despesas de um dependente (cônjuge ou filho).

 

A bolsa também contempla seguro de saúde para o bolsista e seu dependente, passagem de ida e volta entre Brasil e EUA e, ainda, auxílio de US$ 1.300 para instalação em seu local de estudo. Os bolsistas ficam isentos das taxas do Visto J-1 para o país estadunidense. Os benefícios são válidos pelos primeiros três anos do doutorado.

Bolsas de pós-graduação na França em uma das universidades mais antigas do país

A Université de Franche-Comté está com inscrições abertas para o programa de bolsas de estudo Victor Hugo. A iniciativa tem como alvo estudantes de pós-graduação, e suas bolsas são oferecidas exclusivamente a pesquisadores de países da América Latina falantes de português ou espanhol, ou, ainda, vindos do Haiti. É possível inscrever-se até o dia 01 de março clicando aqui.

As bolsas têm duração de um ano, e cobrem tanto a despesa do pesquisador com as taxas da universidade quanto seus gastos com alimentação e alojamento. O valor total da bolsa, de acordo com o edital do programa, é de 7.300 euros ao longo de um ano (de julho de 2019 a junho de 2020).

Bolsas de pós-graduação para brasileiros trabalhando no setor público

A Hertie School of Governance, em parceria com o Instituto República, está com inscrições abertas para bolsas destinadas a pós-graduandos brasileiros. As bolsas são voltadas para profissionais que atuem no setor público e tem, segundo a escola, o objetivo de “fomentar excelência no setor público brasileiro”. As inscrições vão até 1 de maio.

O programa está oferecendo bolsas para três cursos de mestrado ofertados pela escola, o Master of Public Policy (mestrado em políticas públicas), Master of International Affairs (mestrado em assuntos internacionais) e o Executive Master of Public Administration (mestrado executivo em administração pública).

Universidade Johns Hopkins lança bolsa de mestrado em homenagem a Marielle Franco

A universidade estadunidense Johns Hopkins inaugurou recentemente a bolsa de estudos em homenagem a Marielle Franco, vereadora assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro. O apoio financeiro foi disponibilizado graças a uma doação anônima recebida em nome de Marielle.

O valor ainda não foi divulgado, mas o fato é que a bolsa vai custear parte das despesas do mestrado em relações internacionais com foco na América Latina. O curso faz parte do Programa de Estudos Latino-Americanos (LASP) da School of Advanced International Studies (SAIS) na Johns Hopkins. Candidatos a qualquer curso do SAIS da Johns Hopkins serão considerados para receber a bolsa Marielle Franco, desde que sua área de concentração na pesquisa sejam os estudos latino-americanos. Para mais informações sobre a bolsa podem ser vistas aqui.

 

fonte para consulta de informações: www.estudarfora.org.br