Iniciativa tem como alvo estudantes dos cursos de Letras da universidade

 

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Secretaria de Relações Internacionais (REINTER) da FURG, tornam pública a abertura de inscrições para a seleção de estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Letras Português da universidade para o acesso a bolsas de estudo na Universidade de Aveiro (Portugal), referentes ao Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI. As inscrições serão recebidas de 11 a 28 de fevereiro de 2019 e devem ser feitas no protocolo da instituição, encaminhadas à REINTER.

A iniciativa

O Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI Portugal tem como objetivo a seleção de projetos de parceria acadêmica entre cursos de licenciatura de universidades brasileiras e portuguesas. Desta forma, o estudante participante estará ingressando em uma graduação sanduíche - uma das diversas possibilidades de mobilidade acadêmica internacional. A iniciativa pretende valorizar e estimular a formação de professores de educação básica no Brasil, Sendo assim ofertadas três bolsas para estudantes da graduação em Letras – Português da FURG.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas pelo candidato ou procurador legal e encaminhadas à REINTER exclusivamente por meio da Divisão de Protocolo da FURG no período de 11 a 28 de fevereiro de 2019. Para a realização da inscrição é preciso apresentar os seguintes documentos no ato:

  • Ficha de inscrição, preenchida e assinada (Disponível no final desta nota);
  • Procuração com assinatura autenticada em cartório, especificando os poderes a que se destina a Procuração (quando for o caso);
  • Cópia do visto de residência permanente no Brasil (para estrangeiros);
  • Cópia do Histórico escolar do Ensino Médio;
  • Documento com o timbre da escola privada e assinatura da autoridade responsável atestando que o(a) estudante cursou integralmente o Ensino Médio em escola(s) privada(s) na condição de bolsista em função de baixa renda familiar (quando for o caso);
  • Cópia do título de eleitor e comprovante da última votação;
  • Carta de Intenções justificando o interesse em participar do Programa e do entendimento das implicações referentes ao tempo de afastamento do país. 4.1.8 Documento, obtido no site do Inep, que comprove nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Seleção

As inscrições dos acadêmicos serão realizadas através de uma Comissão de Seleção, designada pela Portaria 253 – PROGRAD, considerando as disposições do edital do programa e os Princípios Gerais para o acesso ao PLI Portugal que constam do Edital nº 74/2014/CAPES. Para a classificação final, serão observados os seguintes componentes de avaliação:

  • Coeficiente de Rendimento no curso de licenciatura em Letras – Português: 5 pontos;
  • Entrevista: 3 pontos.
  • Carta de Intenções: 2 pontos

Para conferir mais informações acesse o edital aqui e, para ter acesso à ficha de inscrição, clique aqui!