Iniciativa tem como objetivo o aprimoramento das atividades de extensão universitária

A incorporação da prática das atividades de extensão é um dos objetivos que as universidades vêm adotando cada vez mais, uma vez que esta é responsável por colocar em prática diversos projetos baseados na teoria aprendida em sala de aula. Pensando nisso, o programa Escola de Verão Inverno (EVI - Escuela de Verano Invierno), desenvolvido pela Universidad Nacional de San Luis (UNSL, Argentina) abordará tal temática para mais de 80 acadêmicos de 25 de fevereiro a 1º de março. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de fevereiro através do e-mail: seu.unsl@gmail.com.

Sobre o programa

A extensão universitária é uma forte e determinante característica das universidades latinoamericanas que, nos últimos anos, tem gerado um corpus teórico e uma série de conclusões que derivam da prática profissional. Dessa forma, a proposta visa reconsiderar os objetivos acadêmicos de determinados cursos, assim como sua metodologia, por exemplo.

“Incorporação Curricular da Extensão: conceitos e ferramentas” é uma EVI que se propõe a transmitir conhecimentos, capacidades e ferramentas que acompanhem o processo de incorporação curricular de práticas de extensão na UNSL. É também objetivo da iniciativa promover a troca de experiências com acadêmicos a nível nacional e internacional, e, ainda, dar continuidade as ações de capacitação entre instituições de ensino superior da região.

O programa será composto por três cursos. “A extensão e sua integração com a docência e a investigação” ministrado por Mariana Bofelli e Gustavo Menéndez, ambos da Universidad Nacional del Litoral (UNL); “Planificação e monitoramento das práticas socioeducativas e projetos sociais”, a cargo de Sandra de Deus da Universidade Federal do Rio grande do Sul e Raúl Linares da Universidade Nacional de Rosario; “Avaliação da aprendizagem nas práticas socioeducativas e de extensão” por Milagros Rafaghelli, também da UNL.

Para mais informações, acesso o arquivo oficial de divulgação clicando aqui.