FURG, CIIMAR e FIO firmam parceria para construir Estação de Observação Oceânica

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) de Portugal e o First Institute of Oceanography (FIO) da China firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) para a construção de uma estação de observação oceânica abrangente em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

A iniciativa conduzida pelo Prof. Fabricio Sanguinetti Cruz de Oliveira, coordenador do Laboratório de Oceanografia Dinâmica e por Satélites (LODS) da FURG, representa um marco na cooperação científica entre as instituições e abre caminho para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras na área de oceanografia.

A estação de observação oceânica terá como objetivo monitorar e estudar o ambiente marinho em tempo real. A partir da coleta de dados, os pesquisadores das três instituições poderão investigar diversos aspectos do oceano, como:

  • Mudanças climáticas: monitorar o impacto do aquecimento global no oceano, incluindo o aumento da temperatura da água e a elevação do nível do mar;
  • Oceanografia física: monitorar as correntes marítimas, as ondas e outros processos físicos que influenciam o clima e o comportamento do oceano;
  • Interação oceano-atmosfera: avaliar processos que se desenvolvem na interface ar-mar e que incluenciam na variabilidade oceênica.

A construção da estação de observação oceânica será financiada pelo FIO da China e está prevista para ser concluída em 2025. A estação estará equipada com tecnologia de ponta para coleta de dados, incluindo:

  • Sensores oceanográficos: para medir a temperatura, a salinidade e outros parâmetros da água do mar;
  • Marégrafo e correntógrafo: para monitorar a variação do nível do mar e as mínimas variações de maré;
  • Sensores meteorológicos: para medir o vento, a temperatura do ar, a precipitação e outros parâmetros atmosféricos.

A parceria entre a FURG, o CIIMAR e o FIO da China representa um importante passo para o avanço da pesquisa oceanográfica no Brasil. A estação de observação oceânica permitirá aos pesquisadores das três instituições desenvolver estudos que contribuirão para a compreensão do oceano e para a proteção do meio ambiente marinho.

Benefícios da parceria:

  • Desenvolvimento de pesquisas inovadoras: a estação de observação oceânica permitirá aos pesquisadores das três instituições desenvolver estudos inovadores nas áreas da oceanografia e meteorologia;
  • Fortalecimento da cooperação científica: a parceria entre a FURG, o CIIMAR de Portugal e o FIO da China fortalecerá a cooperação científica entre as instituições e promoverá o intercâmbio de conhecimento e expertise;
  • Formação de recursos humanos: a estação de observação oceânica contribuirá com a formação de recursos humanos em oceanografia, com oportunidades para estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores.

Encontre o acordo na íntegra clicando aqui.

A assinatura do MoU entre a FURG, o CIIMAR e o FIO é um importante passo para a colaboração entre o Brasil e os demais países envolvidos, na área da oceanografia. A construção da estação de observação oceânica abrirá novas perspectivas para a pesquisa científica nacional e internacional, através da aquisição de dados meteo-oceanográficos que deverão ser incorporados a importantes bancos de dados internacionais.