Cerca de 2 mil participantes se reuniram em Brasília, desde ontem, 13 de março, até o próximo dia 15, para a CRES+5, um evento que marca o seguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (CRES 2018). Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces), o evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal.

O encontro tem como objetivo revisitar os progressos e desafios da educação superior na região desde a última conferência em 2018, iluminando as questões que emergiram no contexto pós-pandêmico. Dividido em 12 eixos temáticos, o CRES+5 propõe uma reflexão profunda sobre as conquistas até o momento e as prioridades para o futuro, visando a próxima conferência em 2028.

Entre os destaques da programação, estão simpósios, mesas-redondas, palestras e outras atividades, com a participação de reitores, diretores, acadêmicos, estudantes, e representantes de diversas organizações relacionadas à educação superior. Um dos momentos cruciais do evento será no último dia, com a finalização das análises e redações dos eixos temáticos, um trabalho desenvolvido desde agosto de 2023 pelos Grupos de Trabalho (GTs), culminando na redação da Minuta de Declaração da Conferência.

O processo preparatório para o CRES+5 incluiu reuniões presenciais em várias cidades da América Latina e consultas públicas virtuais, reforçando o caráter aberto e participativo do evento na construção de sua metodologia e conteúdo.

Este evento não apenas serve como um marco para avaliar o progresso da educação superior na região, mas também como uma plataforma para estabelecer diálogos fundamentais para o futuro da educação no continente, refletindo as necessidades e aspirações de seus participantes. Para mais detalhes sobre a programação, acesse o site oficial do evento.