O Grupo Tordesilhas, uma renomada coalizão de universidades de países lusófonos e hispânicos, continua a liderar e inovar em diversas áreas do conhecimento acadêmico e científico. Em sua mais recente newsletter, o grupo destaca avanços significativos, descobertas e colaborações que reforçam o compromisso das instituições associadas em promover a excelência em pesquisa, ensino e extensão. De reflexões sobre a inteligência artificial na escritura até inovações em nanotecnologia, estas são as notícias que estão moldando o futuro da academia no espaço ibero-americano.

  1. Inteligência Artificial e Escrita: A Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM) discute como a inteligência artificial pode executar textos, mas não possui a habilidade artesanal da escritura. Saiba mais aqui.

  2. Nanotecnologia na UFRN: A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) explora a liberação modificada com nanotecnologia. Confira os detalhes aqui.

  3. UVA Lidera em Patentes: A Universidade de Valladolid (UVA) é reconhecida como a principal universidade de Castilla y León em número de patentes nacionais e internacionais em 2022. Leia mais aqui.

  4. Estadia de Pesquisa na UMH: O professor André Mota realiza uma estadia de pesquisa no Instituto Interuniversitario López Piñero da Universidade Miguel Hernández (UMH). Saiba mais aqui.

  5. Saúde Mental do Universitário: No Dia do Estudante, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aborda a saúde mental dos universitários. Leia o artigo completo aqui.

  6. Universidade de Alcalá nos Rankings: A Universidade de Alcalá confirma sua presença nos melhores rankings internacionais. Confira aqui.

  7. Dessalinização Sustentável: Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF) utiliza energia sustentável no processo de dessalinização da água. Saiba mais aqui.

  8. Consumo de Insetos e Riscos: Pesquisadores da Universidade de León (ULE) indicam que o consumo de insetos pode apresentar certos riscos. Leia o estudo aqui.

  9. Desmistificando o Vitiligo: A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) esclarece mitos sobre o vitiligo, reforçando a importância da informação. Confira aqui.

  10. Desenvolvimento Sustentável em La Palma: A Universidade de La Laguna (ULL) participa do Global Sustainability Fellows, visando posicionar La Palma como um modelo de desenvolvimento sustentável global. Saiba mais aqui.

Acompanhe estas e outras notícias no site oficial do Grupo Tordesilhas.