A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) deu mais um passo significativo em direção à internacionalização. Recentemente, a instituição assinou um acordo de cooperação com a Hebei Normal University, da República Popular da China, em parceria com o Grupo Coimbra das Universidades Brasileiras.

O acordo visa fortalecer os laços científicos, acadêmicos e culturais entre Brasil e China, incentivando o intercâmbio entre as duas nações. Ambas as instituições reconhecem a importância da cooperação internacional e estão comprometidas em promover atividades conjuntas em diversas áreas.

Dentre os principais pontos do acordo, destacam-se:

  1. Cooperação Amigável: As universidades se comprometem a estabelecer uma relação amigável, incentivando o intercâmbio em áreas como língua, cultura, Relações Internacionais e Administração.
  2. Intercâmbio Estudantil: Serão implementados programas de intercâmbio para alunos de graduação e pós-graduação, com reconhecimento mútuo de créditos.
  3. Intercâmbio de Docentes: O acordo prevê o intercâmbio de docentes para visitas, instrução, pesquisa e estudos.
  4. Educação de Línguas: Haverá um foco especial na cooperação na área de educação de línguas, incluindo o ensino das línguas chinesa e portuguesa. Além disso, será incentivada a criação de Institutos Confucius.
  5. Troca de Materiais: As universidades empreenderão a troca de materiais educacionais, publicações e a organização conjunta de conferências acadêmicas.
  6. Implementação: Ambas as partes designarão funcionários ou instituições específicas para a implementação deste acordo.

O Memorando de Entendimento (MDE) terá vigência de cinco anos a partir da data de assinatura por ambas as partes. Qualquer término antecipado deve ser comunicado por escrito com antecedência de 90 dias. Atividades em andamento no momento do término deste MDE deverão ser concluídas, a menos que haja um acordo contrário entre as partes.

Este marco representa uma oportunidade significativa para a FURG expandir sua presença internacional, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a instituição como um todo.