A iniciativa visa financiar projetos com foco no "direito à cidade com ênfase em cidade de cuidados" e pode oferecer até 10 mil dólares para cada proposta selecionada.

A Mercocidades, rede de cooperação entre cidades da América do Sul, anuncia a abertura da convocatória do Programa de Cooperação Sul-Sul. A iniciativa tem como objetivo apoiar projetos desenvolvidos por governos locais membros da rede em parceria com universidades públicas e organizações sociais sul-americanas. As propostas submetidas deverão ter como eixo temático prioritário o "direito à cidade com ênfase em cidade de cuidados" e poderão receber financiamento de até 10 mil dólares.

As inscrições estarão abertas entre 1º de abril e 1º de outubro de 2023. As propostas selecionadas receberão um financiamento de até 10.000 dólares, podendo cobrir até 50% dos custos totais do projeto. Os projetos deverão ser implementados em um período máximo de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por razões justificadas de até 6 meses adicionais.

O financiamento pode ser solicitado em uma ou mais das seguintes modalidades:

  1. Assistência técnica;
  2. Intercâmbio de especialistas e funcionários;
  3. Estágios;
  4. Fóruns, workshops e seminários;
  5. Capacitação de recursos humanos;
  6. Materiais e produtos de comunicação e visibilidade.

Para serem elegíveis, todas as propostas deverão contar com a participação de pelo menos dois governos locais membros da Mercocidades.

Os interessados podem encontrar mais informações e detalhes sobre a convocatória no site oficial do Programa de Cooperação Sul-Sul da Mercocidades: https://sursurmercociudades.org/convocatoria-abierta-mercociudades-financia-proyectos-de-cooperacion-sur-sur/

A Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) da FURG incentiva a participação de estudantes, pesquisadores e organizações sociais nesta iniciativa que promove a cooperação e o desenvolvimento sustentável na América do Sul.

*Lembramos que essa oportunidade possui caráter independente, ou seja, a REINTER apoia a divulgação, mas não se responsabiliza pelo processo de inscrição.