Estão abertas as inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2023. 

Inscrições devem ser realizadas entre 13 a 24 de fevereiro.

O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para comprovação de proficiência em português como língua estrangeira, aceito em universidades e empresas brasileiras, bem como nos processos de revalidação de diplomas médicos e de naturalização.

Estrangeiros ou brasileiros cuja língua materna não seja a Língua Portuguesa têm a oportunidade de obter a certificação de proficiência. 

Inscrição

O período de inscrição para o exame será de 13 de fevereiro até 24 de fevereiro, por meio do Sistema Celpe-Bras. O atendimento especializado será solicitado no momento da inscrição.

No momento da inscrição, o participante deve informar número do passaporte ou do documento de identificação válido no país de inscrição e sua data de nascimento; escolher país, departamento, província e estado, além do posto aplicador onde deseja realizar o exame. Também deve ser informado endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Pagamento

O valor da taxa de inscrição para Celpe-Bras 2023/1 será de, no máximo, R$ 247,58, para os postos aplicadores no Brasil; e de US$ 115, para os postos aplicadores localizados no exterior. A quantia deverá ser paga até 27 de fevereiro, conforme orientações estabelecidas pelo posto aplicador escolhido pelo participante. Vale ressaltar que a homologação da inscrição é realizada pelo coordenador do posto aplicador e ocorrerá mediante confirmação do pagamento da taxa.

Provas

A aplicação do Celpe-Bras 2023 será realizada no Brasil e no exterior, nos dias 25, 26 e 27 de maio, com provas oral e escrita. 

Demais informações podem ser conferidas por meio do Edital do CELPE-BRAS 2023.

*Lembramos que essa oportunidade possui caráter independente, ou seja, a REINTER apoia a divulgação, mas não se responsabiliza pelo processo de inscrição