Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP), programa de bolsas de estudo destinado a estudantes de graduação e pós-graduação da América Latina e Caribe, promove bolsas para mobilidade acadêmica em instituições no Canadá. O objetivo do ELAP é fomentar a atuação de possíveis líderes em países latinos e os interessados devem se inscrever até 20 de março de 2023.

As bolsas para o intercâmbio no Canadá gratuito tem duração de quatro a seis meses. As bolsas de quatro meses serão de 8.200 dólares canadenses, enquanto as de cinco a seis serão de 11.100 dólares canadenses. Ambas integram os custos de passagem aérea, visto, seguro-saúde, livros e despesas com moradia. O período de estudos deverá ser realizado entre 1º de agosto de 2023 e 1º de fevereiro de 2024.

Inscrições

A inscrição é realizada junto à universidade de origem, sendo esta responsável pelo envio da papelada para a instituição canadense escolhida. É de responsabilidade do estudante se informar sobre os procedimentos de candidatura para as universidades do programa, visto que cada instituição possui trâmites e requisitos próprio.

Documentos Exigidos:

  1. Prova de nacionalidade: cópia do passaporte ou documento de identidade (RG) válidos;
  2. Comprovante de matrícula: uma carta emitida pela FURG (timbrada), em inglês, confirmando que o candidato está matriculado regularmente, atestando que este irá continuar seus estudos quando retornar ao Brasil e incluindo a provável data de formatura (a REINTER anexará aos documentos enviados);
  3. Carta de intenção do candidato: uma carta em inglês, ou francês, descrevendo a natureza dos estudos/pesquisa a serem realizados, explicando os motivos para estudar no Canadá e descrevendo a escolha pela instituição de acolhimento/programa/supervisor. O candidato também deve indicar como o programa de estudo proposto vai se relacionar com sua carreira futura (máximo de uma página);
  4. Carta de apoio emitida pelo docente da FURG: uma carta (timbrada), em inglês ou francês, redigida por um professor do candidato explicando a natureza do estudo e como o candidato e a universidade se beneficiarão do programa ELAP (máximo de uma página);
  5. (para alunos da pós-graduação) Carta-convite do supervisor canadense: uma carta (timbrada), em inglês ou francês, indicando a disponibilidade do professor em apoiar e dar monitoria ao candidato. A carta deve demonstrar de que maneira a instituição canadense, o supervisor e seus colegas irão se beneficiar deste intercâmbio (máximo de uma página);
  6. Cópia assinada do acordo bilateral entre a FURG e a universidade canadense: o acordo, escrito em inglês ou francês, assinado por ambas as instituições, indicando que taxas não serão cobradas e contendo outras cláusulas de interesse mútuo (a FURG anexará aos documentos enviados).
  7. Termo de privacidade: uma cópia do termo de privacidade para participantes não canadenses, datada e assinada pelo candidato (disponível na página do site do governo canadense).
  8. Comprovante de proficiência: o candidato deve apresentar o comprovante de proficiência exigido pela instituição de destino. Dúvidas sobre o documento a ser apresentado devem ser sanadas diretamente com a instituição de destino, por e-mail.
  9. Histórico Escolar da FURG
  10. Carta de apoio da instituição de origem: carta derecomendaçãoda REINTER para a universidade de destino (documento adicionado pela REINTER aos documentos do aluno).
  11. Plano de estudos desenvolvido pelo aluno em conjunto com seu Coordenador de Curso.
  12. Demais documentos exigidos pela Concordia University of Edmonton (consultar site da universidade)

Para ser um candidato elegível de preencher o formulário de inscrição, o estudante deverá apresentar um comprovante do teste de proficiência TOEFL (iBT) ou IELTS em inglês, organizar os documentos exigidos pelo ELAP disponíveis no site do programa e documentos exigidos pela instituição canadense escolhida e encaminha-los para reinter.mobilida@furg.br até às 12h do dia 20 de março de 2023.

* Estudantes que desejam se candidatar a mais de uma universidade deverão enviar mais de um e-mail para cada candidatura.

É importante salientar que e-mails com dados e/ou documentação faltante ou incorretos serão desconsiderados.

Após o fim do período de envio da documentação pelo estudante, a REINTER entrará em contato com a universidade de interesse dos candidatos para análise da solicitação.

Graduação

Para estudantes em nível de graduação, o programa ressalta a importância da FURG possuir um acordo de cooperação com a universidade canadense de destino. Neste caso, a instituição gaúcha tem convênio com a Concordia University of Edmonton do Canadá.

Pós-graduação

Já no caso de estudantes de pós-graduação, se o bolsista optar por uma instituição canadense que não há um acordo de cooperação com a FURG, o aceite por um professor canadense ou uma existente cooperação entre professores da FURG e da instituição de destino será considerado.

Para mais informações sobre a oportunidade, clique aqui. Em caso de dúvida, o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail scholarships-bourses@cbie.ca. A REINTER estará instruindo os acadêmicos que tiverem interesse em participar do programa através do endereço de e-mail reinter.mobilidade@furg.br.