A oferta é destinada a estudantes, professores, técnicos e pesquisadores da FURG e outras instituições associadas ao GCUB.

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), em parceria com o Instituto Confucius, da Universidade Federal Fluminense e a Universidade Normal de Hebei, promovem cursos virtuais de Língua Chinesa Nível 1 e Introdução à Cultura Chinesa com início em março de 2023.

 

Língua Chinesa Nível 1

A segunda edição do curso de chinês iniciará no dia 13 de março de 2023 e tem como intuito capacitar o aluno a falar o idioma no nível elementar e reconhecer os seus ideogramas, possibilitando a compreensão da língua e cultura chinesa nas relações sociais do dia-a-dia.

Serão três turmas, sendo duas turmas noturnas e uma diurna, com carga horária total de 45 horas. Cada turma oferece 100 vagas. Serão aceitos até dois inscritos por universidade e dois suplentes por instituição, que atendam os critérios estabelecidos. O critério de desempate será a ordem de inscrição.

As aulas serão ministradas em português pelos professores Andre Wang Bingzhang, Lv Xueye e pela professora Yin Xuelu, na plataforma VooV Meeting. Serão emitidos certificados de conclusão do curso. Todos os inscritos devem participar no Hanyu Shuiping Kaoshi – HSK1, (exame de proficiência em língua chinesa para falantes não nativos) em junho para certificado de proficiência, que envolve custos.

Para mais informações acesse a divulgação no site do GCUB, a programação do curso e inscreva-se no formulário até 22 de fevereiro de 2023, 23h59min do horário de Brasília.

Introdução à Cultura Chinesa

Já a terceira edição deste curso iniciará dia 15 de março de 2023 e tem como objetivo proporcionar ao aluno conhecimento introdutório sobre a cultura chinesa, possibilitando assim a compreensão dos costumes do país, bem como de sua história, filosofia e religião.

A turma oferece 100 vagas, mas serão aceitos até dois inscritos por universidade e dois suplentes por instituição, que atendam os critérios estabelecidos. O critério de desempate será a ordem de inscrição.

As aulas serão ministradas em inglês pelo professor Hou Lizhi na plataforma VooV Meeting e será necessário comprovar a proficiência em inglês (nível B2) no ato da inscrição. O curso tem carga horária total de 22 horas sendo uma aula por semana no período diurno e com uma hora e meia de duração.

Para mais informações acesse a divulgação no site do GCUB, a programação do curso e inscreva-se no formulário até 22 de fevereiro de 2023, 23h59min do horário de Brasília.