Oportunidade destinada a estudantes de doutorado, pós-doutorados, técnicos e cientistas de instituições acadêmicas, centros de pesquisa e indústria.

A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), em convênio com o Instituto Pasteur de Montevidéu e da França, promove chamada para inscrição no curso "Biologia das Infecções Virais Emergentes e Negligenciadas na América Latina", que ocorrerá entre os dias 19 e 28 de abril de 2023 no Institut Pasteur de Montevideo, Uruguai. 

O objetivo do curso é promover um ambiente multidisciplinar para discutir vários aspectos da biologia de vírus negligenciados e emergentes, com ênfase especial naqueles patógenos de importância para a saúde pública na América Latina.

Curso

O curso internacional pretende focar em vários aspectos da biologia de vírus negligenciados e emergentes com ênfase especial naqueles patógenos de importância para a saúde pública na América Latina.
Os tópicos a serem abordados nas sessões científicas incluem, entre outros, genômica, evolução, vigilância, epidemiologia, ecologia, diagnóstico, terapêutica, interações vírus-hospedeiro e respostas inatas e celulares a infecções virais.
Durante o curso prático, os alunos aprenderão a analisar o efeito dos fatores celulares do hospedeiro na infecção viral in vitro, usando diferentes técnicas, como cultura celular, siRNA e transfecção de DNA, isolamento de RNA, síntese de cDNA, PCR quantitativo em tempo real , microscopia de imunofluorescência e quantificação viral (ensaio de centro infeccioso).

Benefícios
Para esta oportunidade haverá duas modalidades de bolsas: as bolsas totais têm custeio de passagem, hospedagem e manutenção durante o período do curso, já as bolsas parciais cobrem alojamento e alimentação.

O aluno que for selecionado e comunicado que obteve a bolsa parcial, deverá obter recursos para suas passagens caso necessite. Os pedidos para bolsas de viagem (bilhetes) devem ser feitos até 12 de fevereiro.

Inscrição
O período de inscrição vai até 5 de março de 2023, por meio do preenchimento do formulário disponível aqui. Os participantes serão selecionados pela comissão acadêmica organizadora do curso, que comunicará o resultado no encerramento do período de inscrição.

Para mais informações sobre o curso, envie um e-mail para cursos@pasteur.edu.uy com parte do nome do curso no assunto: Infecções virais negligenciadas.

*Lembramos que essa oportunidade possui caráter independente, ou seja, a REINTER apoia a divulgação, mas não se responsabiliza pelo processo de inscrição.