Como participar do programa de mobilidade nacional no Brasil?

A mobilidade nacional no Brasil é facilitada pelo convênio Andifes, que engloba todas as universidades federais do país. Estudantes interessados têm a oportunidade de solicitar a mobilidade ao longo do ano, desde que o façam antes do início do novo semestre letivo na universidade desejada.

Objetivo do programa

Como qualquer programa de mobilidade, as intenções da ANDIFES com a iniciativa de proporcionar mobilidade nacional vêm de um desejo de unir forças acadêmicas, proporcionando não só um complemento significativo na vida de muitos estudantes, mas também, promover e incentivar o ensino superior no país. Desta forma, através de programas como este, professores, pesquisadores e alunos podem trocar conhecimentos e experiências, fortalecendo a comunidade acadêmica nacional e as instituições de uma forma geral.

ESTUDANTES DA FURG

Para se inscrever no programa, visite o site da instituição para a qual você deseja realizar a mobilidade e verifique os documentos exigidos, bem como os prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

Com os documentos em mãos, envie um e-mail para reinter.mobilidade@furg.br com o assunto "Mobilidade Nacional". Nesse e-mail, anexe os documentos solicitados pela universidade de destino e o requerimento de mobilidade da FURG (anexo) assinado pelo coordenador(a) de curso. A REINTER faz a carta de apresentação e solicita a vaga na instituição de destino escolhida.

Cada estudante tem o direito de realizar até dois anos de seu curso em programas de mobilidade, seja internacional ou nacional.

Após a conclusão do período de mobilidade, a validação dos estudos realizados deve ser feita diretamente com a coordenação do curso do estudante na instituição de origem.

ESTUDANTES DE OUTRAS IES

Para os estudantes de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que estão interessados em participar do programa de mobilidade nacional na FURG, as inscrições para o primeiro semestre devem ser realizadas até o dia 31 de outubro e para o segundo semestre até o dia 31 de maio.

A universidade de origem do estudante deve fazer o envio da seguinte documentação para reinter.mobilidade@furg.br com o assunto "Mobilidade Nacional":

a. Ofício de apresentação do aluno: Este documento, emitido pela Universidade de origem, deve informar o nome do aluno, seu curso de origem, a concordância para participação e o(s) semestre(s) de participação desejados.

b. Requerimento para participação no programa: O requerimento inclui o plano de estudos e deve ser preenchido e assinado pelo aluno e também pelo coordenador na instituição de origem. Você pode baixar o formulário aqui.

c. Histórico Escolar oficial e atualizado: Este documento deve mostrar todas as disciplinas cursadas pelo aluno até o momento da inscrição.

d. Comprovante de Matrícula no semestre em curso: Este documento comprova que o aluno está devidamente matriculado na universidade de origem.

e. Cópias do RG e CPF: Esses documentos de identificação são necessários para confirmar a identidade do aluno.

Depois que a documentação for enviada, a FURG irá avaliar a candidatura e, se deferida, emitirá a Carta de Aceite e notificará o estudante para começar o processo de matrícula na Universidade.

Os estágios de Medicina na FAMED seguem os mesmos trâmites.

Somente serão aceitas solicitações de mobilidade realizadas pela universidade de origem do aluno. Não serão aceitas solicitações feitas pelos próprios estudantes.


Serão verificadas as exigências definidas no Convênio Andifes, devendo o discente interessado na Mobilidade ter concluído pelo menos 20% de carga horária da integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos 2 períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade. 

Lembre-se de que a validação dos estudos realizados durante o período de mobilidade deve ser feita diretamente com a coordenação do curso do estudante na instituição de origem, após a conclusão do período de mobilidade.