As propostas selecionadas receberão financiamento de até 10 mil dólares.

O Programa de Cooperação Sul-Sul de Mercocidades convida governos, universidades públicas e organizações sociais da América do Sul a se candidatarem com seus projetos cujo eixo temático da convocatória deste ano é "Direito à Cidade", com ênfase especial em migração, juventude, equidade de gênero, sistema de atenção e saúde. As inscrições estão abertas de 4 de abril a 16 de outubro. 

O objetivo da chamada é promover a interação entre as cidades integrantes da Rede e com terceiros, a fim de favorecer o desenvolvimento das prioridades temáticas da Rede pelo Sul-Sul de cooperação.

O Programa é voltado a cidades membros e Estados de Mercocidades associados, bem como universidades da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e Organizações da Sociedade Civil, que trabalham em conjunto com governos membros ou Estados associados da Rede. Sendo a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) membro da AUGM os membros de sua comunidade acadêmica interessados podem ser inscrever. 

As iniciativas devem ser implementadas no prazo máximo de 12 meses, podendo a sua execução ser prorrogada por motivos justificados até mais 6 meses. O financiamento pode ser solicitado em uma ou mais das seguintes modalidades:

  • Assistência técnica;
  • Intercâmbio de especialistas e funcionários;
  • Estágios;
  • Fóruns, Workshops ou Seminários;
  • Treinamento de Recursos Humanos;
  • Materiais e produtos de comunicação e visibilidade

Para mais informações, acesse o edital disponível aqui e se inscreva por meio do preenchimento deste formulário

*Lembramos que essa oportunidade possui caráter independente, ou seja, a REINTER apoia a divulgação, mas não se responsabiliza pelo processo de inscrição.