O que é mobilidade acadêmica?

É o afastamento do estudante da sua universidade de origem para realizar parte de seus estudos em outras universidades do país ou estrangeiras. A mobilidade permite ao estudante conhecer e interagir com outras culturas e outros métodos de ensino, enriquecendo sua formação. Quando realizada no exterior, possibilita o aprimoramento da língua estrangeira.

Quais os requisitos para solicitar a mobilidade acadêmica?

- estar regularmente matriculado;

- ter integralizado pelo menos 10% (dez por cento) dos créditos de seu curso, no caso de curso do regime por disciplinas, ou pelo menos 50% (cinquenta por cento) da carga horária integrante da 1ª série do curso, no caso de curso do regime seriado;

- comprovar ter sido selecionado em programa de Mobilidade Acadêmica do qual a FURG participe ou, no caso da Mobilidade ANDIFES, atender aos requisitos estabelecidos pelo programa;

- elaborar um plano de trabalho para Mobilidade, que especifique as atividades que serão realizadas na instituição recebedora, incluindo a lista de disciplinas que o aluno pretende cursar;

- ter o aceite de um Professor do curso do aluno para atuar como tutor do aluno, sendo responsável por orientá-lo quanto ao seu plano de trabalho (exceto no caso da Mobilidade ANDIFES, para a qual este item não é necessário);

- ter a aprovação da coordenação do seu curso.

- observar os requisitos específicos de cada programa ou edital.

A FURG pode negar meu pedido de Mobilidade Acadêmica?

Sim, se algum dos critérios para participação do Programa em questão ou alguma das normas internas não for atendida a FURG pode negar o pedido de mobilidade.

Quais os procedimentos depois de aprovada a mobilidade?

Os procedimentos variam de acordo com o programa ou edital específico. A mobilidade acadêmica na FURG é regulada pela Deliberação 064/2013 – COEPEA, pela IN02/2014 – PROGRAD e, especificamente para o Programa Ciência sem Fronteiras pela IN05/2013 – PROGRAD/PROPESP.

Com quem fica o processo de mobilidade?

Não havendo disciplinas a serem concluídas o processo é encaminhado à Coordenação de Mobilidade Acadêmica para inclusão no cadastro geral de mobilidade. Quando há conclusão de disciplinas o processo fica na coordenação de curso até as disciplinas serem concluídas. Após a conclusão das disciplinas a Coordenação de Curso encaminhará o processo à CMA para inclusão no cadastro geral de mobilidade e para efetivação do registro de trancamento por mobilidade – TRM.

Quais requisitos para pedir a conclusão de disciplinas?

O estudante deve ter frequência mínima de 75%, por disciplina e ter desenvolvido, no mínimo, 50% da carga horária total da disciplina.

A conclusão é presencial ou a distância?

Presencial, por antecipação das atividades, se o estudante estiver a, no mínimo, 60 dias do início da mobilidade para disciplinas anuais ou 30 dias para disciplinas semestrais, ou a distancia, até 30 dias após o término do período letivo correspondente.

Como é a matrícula dos acadêmicos em mobilidade?

Os estudantes em mobilidade acadêmica não devem fazer matrícula.

Corro o risco de perder minha vaga na Universidade de origem?

Durante o período de afastamento, o aluno terá a sua vaga assegurada no curso de origem. Em seu Histórico constará “Afastado para Mobilidade Acadêmica” como situação acadêmica. O afastamento se dará até a data especificada pelo próprio estudante como o fim de seu período de mobilidade (data que consta no processo), quando então seu vínculo com a FURG será reativado.

As disciplinas cursadas na instituição recebedora serão aproveitadas na FURG?

Sim, desde que haja equivalência, apenas para as disciplinas compatíveis com a grade curricular do curso de origem. O estudante receberá certificado comprobatório de todas as disciplinas cursadas, com notas, frequências e resultados finais obtidos. É muito importante que o estudante, antes de entrar em mobilidade, converse com o Coordenador do Curso de origem para análise das disciplinas a serem integralizadas na Instituição de destino. Assim, fica assegurada a obrigatória concessão de equivalência e consequente dispensa na universidade de origem.

Como o estudante deve proceder na volta da mobilidade?

O estudante deve oficializar seu retorno no protocolo da FURG no prazo máximo de 20 dias após o término da mobilidade, através do requerimento de retorno (anexo 3 da IN02/2014) e de documento que comprove que esteve matriculado na instituição recebedora. Este comunicado e o anexo serão apensados ao processo de mobilidade o qual será dirigido à CMA. para oficializar o reingresso do estudante. Após CMA encaminha processo à coordenação de curso.