A oportunidade é destinada a pesquisadores criativos que desejam fugir do convencional e implementar seu projeto. 

Fonte: Partiu Intercâmbio

Universidade de Harvard. Foto: Divulgação

O Instituto Radcliffe para Estudos Avançados abre edital para selecionar candidatos a bolsas de pesquisa na Universidade de Harvard, nos EUA. O programa é voltado a cientistas, escritores, acadêmicos, intelectuais e artistas excepcionais cujo trabalho esteja fazendo diferença em seus campos e no mundo de forma geral. Os interessados devem se inscrever até 9 de setembro para área de ciências humanas ou artes e é 29 de setembro para exatas. 

O programa tem como objetivo formar uma comunidade criativa e interdisciplinar, por meio de projetos que estejam relacionados, por exemplo, com leis, políticas, questões sociais e de gênero. Também buscam propostas que envolvam ativamente a sociedade fora da acadêmica. Porém, pesquisas em outros campos também serão consideradas.

A cada ano acadêmico o Instituto Radcliffe concede 50 bolsas e os candidatos podem se inscrever individualmente ou em grupos de até três pessoas. As bolsas de pesquisa têm duração de setembro de 2023 a maio de 2024. Os selecionados recebem um auxílio de 78 mil dólares e um adicional de cinco mil dólares para cobrir as despesas do projeto.

Os pesquisadores do Radcliffe também podem ser elegíveis a receber outros auxílios, como de mudança, moradia, etc. O seguro saúde é disponibilizado conforme necessidade. O instituto ainda cobre o salário de estudantes de graduação selecionados pelos bolsistas para auxiliar na pesquisa.

Todas as informações sobre os valores e itens incluídos na bolsa conforme a situação de cada candidato estão descritos no site, disponível aqui.

Requisitos para ser um Radcliffe fellow

Os candidatos à bolsa para pesquisa em Harvard, independentemente de suas áreas, devem ter no currículo realizações de peso. Abaixo, indicamos o que se espera dos interessados de cada área:

Ciências humanas e sociais

  • Doutorado (ou diploma apropriado) na área do projeto proposto pelo menos dois anos antes da nomeação como bolsista;
  • Ter publicado uma monografia ou pelo menos dois artigos em revistas especializadas ou coleções editadas.

Ciências, engenharia e matemática

  • Doutorado (ou diploma apropriado) na área do projeto proposto pelo menos dois anos antes da nomeação como bolsista;
  • Ter publicado pelo menos cinco artigos em revistas especializadas (a maioria dos bolsistas dessas áreas publicaram dezenas de artigos).

Audiovisual

  • Ter um corpo de trabalho independente já exibido em galerias ou museu, festivais de cinema ou transmitido na televisão.

Artes visuais

  • Ter evidências de sucesso com pelo menos cinco anos de trabalho como artista profissional, incluindo pelo menos duas exposições individuais.

Escritores

  • Possuir um ou mais livros publicados;
  • Possuir contrato para publicação de um livro ou pelo menos três trabalhos mais breves publicados.

Poetas

  • Ter publicado pelo menos 20 poemas nos últimos cinco anos ou um livro de poesia;
  • Estar em processo de conclusão de um manuscrito.

Jornalistas

  • Devem ter trabalhado profissionalmente como jornalista por pelo menos cinco anos.

Dramaturgos

  • Ter um corpo significativo de trabalho independente, o que inclui peças produzidas.

Composição musical

  • É desejável, mas não obrigatório que os candidatos tenham doutorado ou DMA;
  • Ter bom desempenho profissional, com registro de performances recentes.

Músico profissional ou da área musical

  • Deve ter ocupado cargos de liderança em ONGs, no governo ou na iniciativa privada;
  • Deve ter pelo menos dez anos de experiência relevante.

 Independentemente da área, é desejável que os interessados sejam conhecidos como líderes em seus campos de atuação.

Inscrição

O prazo para se candidatar para fazer pesquisa em Harvard varia de acordo com a área de interesse. Para candidatos das ciências humanas, sociais e artes, o deadline é 9 de setembro. Para ciências, engenharia e matemática, é 29 de setembro.

A candidatura é online e consiste em preencher um formulário, enviar o currículo e a proposta de projeto, uma amostra de trabalho e o contato de referências. As cartas de recomendação serão solicitadas diretamente a elas por e-mail.

Para se candidatar como um grupo, cada membro deve se registrar no portal e enviar a candidatura separadamente. No formulário, há espaço para assinalar se o projeto é individual ou em grupo. Nesse momento, é necessário listar os nomes de todos os membros envolvidos no projeto.

Sendo assim, cada membro deve enviar um currículo individual e uma amostra de redação. Todos devem fazer upload da mesma proposta de projeto. Contudo, é necessário que cada um faça uma anotação especial sobre a natureza da sua colaboração.

Para mais informações sobre como se candidatar, acesse o site do Radcliffe.

Seleção

As candidaturas são avaliadas com base na qualidade e significância do projeto proposto e na capacidade intelectual e criativa do candidato. Cada inscrição é analisada em um processo de duas etapas: primeira envolve especialistas na área e a segunda por um comitê multidisciplinar encarregado de selecionar uma classe diversificada de bolsistas de maior realização e potencial.

As propostas de projeto devem ser originais, bem concebidas e desenvolvidas, descritas com precisão e viáveis. Os candidatos serão notificados do resultado do processo de seleção até o final de março de 2023.

Para mais informações acesse o site do programa.

*Lembramos que essa oportunidade possui caráter independente, ou seja, a REINTER apoia a divulgação, mas não se responsabiliza pelo processo de inscrição.