A oportunidade voltada a pós-graduação é destinada a estudantes e pesquisadores latino-americanos e caribenhos.

Fonte: Partiu Intercâmbio

O Programa de Bolsas Internacionais, assinado pelo Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia argentino, está com edital aberto para bolsas de mestrado na Argentina com inscrições até 9 de setembro.

O Programa é desenvolvido pela Direção Nacional de Cooperação Internacional e tem como principal objetivo estimular a troca de conhecimento e fortalecer o relacionamento entre instituições acadêmicas. A iniciativa também tem o intuito de contribuir para a formação de especialistas latino-americanos em um contexto de crescente regionalização.

Bolsa

O Ministério da Educação da Argentina oferta 30 bolsas de mestrado anualmente. O programa tem duração de nove meses, de março a novembro de 2023, e pode ser renovado no mesmo período em 2024. 

O valor da bolsa é de 129.498 pesos argentinos (aproximadamente R$ 5.422,81) mensais durante o período do mestrado. O subsídio também inclui cobertura médica assistencial de até 15 mil pesos e pagamento da matrícula de até 120 mil pesos argentinos por ano. As bolsas de estada de pesquisa, serão outorgadas por um período de 3 a 6 meses, entre maio e novembro de 2020.

Os interessados devem encontrar um curso de mestrado entre a oferta acadêmica do programa disponível. Nela, é disponibilizado o contato da universidade referente a escolha de modalidade de mestrado do estudante com possibilidade em diversas áreas como: economia, relações internacionais, política, história, arte, direito, entre outras.

Requisitos

O candidato deve possuir graduação e ser proveniente da América Latina ou do Caribe, exceto da Argentina. Os requisitos para a inscrição da bolsa de mestrado são:

  • Não estar residindo na Argentina no momento da candidatura;
  • Não ter iniciado pós-graduação na Argentina;
  • Possuir um excelente histórico acadêmico na graduação;
  • Ter boa experiência profissional;
  • Não ter completado 35 anos antes de 9 de setembro de 2022 (data de encerramento do edital);
  • Cumprir com todos os requisitos estabelecidos para sua admissão na universidade escolhida;
  • Cumprir todos os requisitos migratórios para entrar e permanecer na Argentina.

Inscrição

O candidato deve escolher primeiro o mestrado que deseja cursar na Argentina. Depois obter uma carta de admissão específica para tentar uma bolsa do programa. No documento deve constar a data de início do curso, sua duração e o custo anual para o ano acadêmico de 2023.

A candidatura deve ser feita pela internet até o dia 9 de setembro. A documentação que deve ser apresentada para concorrer é composta por:

  • Formulário de solicitação da bolsa para mestrado na Argentina;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de residência (emitido por autoridade local) datado após 16 de junho de 2022;
  • Carta de aceite da universidade;
  • Duas cartas de recomendação (com assinaturas originais e dirigidas ao Comité de selección de Becas de Integración Regional – Convocatoria 2023);
  • Cópia autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia autenticada do histórico acadêmico.
  • Edital assinado pelo candidato.

Se for o caso, o candidato também deve enviar outros documentos relacionados a publicações, participações em congressos e etc. A autenticação dos documentos pode ser realizada pela própria instituição que emite a documentação. Isso deve ser feito por meio de um selo e de uma assinatura original na cópia.

Os documentos deve ser escaneados preferencialmente coloridos e enviados em um único arquivo PDF denominado: APELLIDO_BIR_LATyC 2023.pdf. Eles podem ser enviados por email para marcelaalejandra.sanchez@educacion.gob.ar com o assunto: SOBRENOME, Postulación BIR_LATyC 2023.

A seleção será baseada em vários critérios, entre eles: representatividade dos países; probabilidade de reinserção no país de origem; excelência acadêmica; desempenho profissional; participação social; motivações e justificativa; referências.

Para mais informações sobre o programa, confira o edital que está disponível aqui

*Lembramos que essa oportunidade possui caráter independente, ou seja, a REINTER apoia a divulgação, mas não se responsabiliza pelo processo de inscrição.