A FURG faz parte de associações e redes diversas, as quais contribuem para a promoção de processos de mobilidade acadêmica, bem como para o desenvolvimento de pesquisas e estudos em parceria com órgãos estrangeiros, mediante concessão de bolsas.

 

 

Resultado de imagem para AULP

 

A  Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. É composta por mais de 140 membros dos oito países de língua oficial portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor - e Macau. Sua missão é facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. Estimula a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes e propõe uma reflexão contínua através da divulgação diária de notícias e organização de conferências e eventos.

 

 

AXA Research fund

 

Axa Research Fund é uma iniciativa científica filantrópica que objetiva impulsionar o progresso científico, dedicando-se à promover o conhecimento sobre riscos ambientais, sócio-econômicos e de vida para, assim, melhor previní-los.

Os convites à apresentação de candidaturas são abertos anualmente para "Chairs" e concessão bolsas de pós-doutorado, sendo que apenas as instituições de investigação podem apresentar as candidaturas.
 
 
 ANDIFES
 
CONSELHO DE GESTORES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DAS IFES (CGRIFES)
 
O Conselho de Gestores de relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior- CGRIFES, foi criado em 2011, tendo como finalidade regulamentar sua organização e o funcionamento junto à Associação Nacional de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior- ANDIFES. Dentre seus objetivos está o de assessorar a ANDIFES na construção de políticas nacionais de cooperação acadêmica internacional; propor políticas de intercâmbio e cooperação internacionais no âmbito acadêmico, cultural, científico e tecnológico e propor a organização de missões internacionais.
 
 
 
  Resultado de imagem para grupo coimbra
 
Constituído como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008, O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras- GCUB tem por missão promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.
Por intermédio da Universidade de Coimbra, o Grupo integra-se às universidades reunidas no Grupo Coimbra de Universidades Europeias, com o qual mantém vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural com organizações internacionais e com redes de universidades de diferentes continentes.
O GCUB é composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias. Conta com a participação de de 77 instituições, sendo 55 Universidades Federais, 16 Universidades Estaduais e 6 Universidades Comunitárias e Confessionais.
 
 
 
   
 Resultado de imagem para logo grupo tordesilhas
 

O Grupo Tordesillas é uma rede acadêmica de universidades do Brasil, Portugal e Espanha, que visa promover colaboração entre as universidades dos três países no campo da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional como um elemento-chave para o papel que as instituições acadêmicas desempenharão em um mundo marcado por profundas mudanças sociais, científicas e tecnológicas.

O Grupo Tordesilhas foi estabelecido em junho de 2000, durante a Primeira Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal como comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil.

Atualmente, é composto por 55 universidades, das quais 29 são brasileiras, 18 portuguesas e 8 espanholas.

 

Resultado de imagem para faubai

FAUBAI, Associação Brasileira de Educação Internacional, criado em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais -, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

FAUBAI tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais. As principais atividades que realiza estão relacinadas à intercâmbio de informações e experiências, promoção de congressos, conferências, seminários, cursos e encontros, assessoria a Universidades, Órgãos Públicos e outras entidades, participação ativa junto a órgãos públicos e organismos de promoção de cooperação internacional, intercâmbio com Universidades, Organizações, Agências e Entidades do exterior e gestão de bancos de dados sobre Cooperação Internacional.

 

Resultado de imagem para National Institutes of Health

 

Os Institutos Nacionais da Saúde - NIH são um conglomerado de centros de pesquisa que formam a agência governamental de pesquisa biomédica do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, com sede em Bethesda, Maryland.