Estão abertas as inscrições para o Programa ESCALA - Pós-Graduação da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu (AUGM). O programa oferece bolsas a estudantes de pós-graduação para realizarem um período de mobilidade acadêmica em universidades que integram a AUGM.

As inscrições vão até o dia 09 de maio de 2022 e são feitas através do SINSC

O atual edital prevê a seleção de um (1) estudante de pós-graduação (stricto sensu) da FURG para participar do Programa ESCALA. A bolsa consiste em alojamento e alimentação, sendo ambas de responsabilidade da universidade que irá receber o estudante. A FURG poderá auxiliar com o translado, dependendo da disponibilidade orçamentária. Todas as demais despesas devem ser custeadas pelo candidato.

As vagas disponíveis no Programa ESACALA devem ser consultadas no site "http://grupomontevideo.org/escalaposgrado/index.php/plazas/", é de responsabilidade do interessado verificar juntos às universidades os cursos ofertados e critérios de seleção, além de consultar com a coordenação de seu curso na FURG a compatibilidade curricular e aproveitamento de disciplinas.

A mobilidade tem duração prevista de, no mínimo, 15 dias e, no máximo, 45 dias. A duração será determinada pela universidade que irá receber o estudante. É de responsabilidade do estudante verificar o período de duração da mobilidade e as datas de realização, tendo que ser realizada, obrigatoriamente, ainda em 2022.

Requisitos:

  • O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo 5º do Código Penal Brasileiro (Lei 3 nº 10.406/2002), residente e domiciliado no território nacional, brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter sido aprovado em pelo menos 30% das obrigações acadêmicas ou seu equivalente em créditos, no semestre de inscrição;
  • Não ter participado anteriormente de mobilidade acadêmica ESCALA Pós-Graduação da AUGM ou ter sido contemplado com bolsa ou apoio financeiro em qualquer programa de mobilidade acadêmica internacional de pós-graduação conduzido pela REINTER;
  • Não estar participando simultaneamente de outro edital de mobilidade gerenciada pela REINTER, durante este processo seletivo;
  • Ter feito contato prévio com um docente que possa recebê-lo e acompanhá-lo ou orientá-lo na universidade de destino;
  • Ter a concordância e a aprovação do(a) orientador(a) para a candidatura;
  • Ter conhecimento básico de língua espanhola; observar que algumas universidades exigem certificado específico. É responsabilidade do(a) estudante verificar a exigência de língua espanhola com a instituição de destino de seu interesse.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas virtualmente das 08:00 do dia 21/04/2022 até as 23:59 do dia 09 de maio de 2022, através do SINSC. Será aceita somente 01 (uma) candidatura por estudante. No caso de envio de mais de uma candidatura será considerada apenas a última recebida. Deverão ser anexados, no momento da inscrição, os seguintes documentos atualizados:

  • Formulário e contrato de estudos da ESCALA de Estudantes de Pós-graduação devidamente preenchidos e assinados. As assinaturas devem ser manuais e depois o documento deve ser digitalizado, contendo a assinatura e o carimbo do(a) coordenador(a) de curso ou a assinatura digital; (FORMULÁRIO)
  • Currículo Lattes/CNPq resumido, compreendendo o período dos últimos 5 anos; caso tenha havido licença maternidade nesse período, este prazo será acrescido de 1 ano.
  • Plano de Trabalho expondo os objetivos e as atividades propostas para a mobilidade, tendo a concordância e a aprovação do orientador comprovadas por meio de assinatura e carimbo;
  • Cópia dos documentos de RG;
  • Carta do(a) Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação com a ciência do(a) respectivo(a) orientador(a) de mestrado ou de doutorado declarando que: o(a) candidato(a) está matriculado(a) no respectivo programa de pós-graduação; até a data de início da mobilidade terá concluído pelo menos 30% (trinta por cento) das obrigações acadêmicas ou créditos necessários para integralização do curso; que aprova o programa de atividades a serem realizadas na universidade de destino; e que concorda com a candidatura do(a) estudante;
  • Ficha de Avaliação do currículo, preenchida e assinada pelo coordenador de curso ou orientador(a) do(a) candidato(a) (anexo I);
  • Carta convite ou documento que comprove o contato prévio do(a) candidato(a) com um docente da universidade de destino.

Os documentos devem ser enviados em formato "PDF". É de responsabilidade do candidato ler atentamente o Edital e o Regulamento da AUGM e cumprir todos os itens estabelecidos 

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail reinter.mobilidade@furg.br