Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (ESCALA - AUGM). São 5 vagas de intercâmbio para o semestre letivo de 2022/2. Todas as vagas são destinadas a estudantes de graduação da FURG.
As inscrições devem ser feitas pelo SINSC até o 16 de maio.
Vagas
As cinco (5) vagas estão distribuídas entre quatro (4) universidades integrantes da AUGM e parceiras da FURG.
- Universidad de La República (Uruguai) - 1 vaga;
- Universidad Nacional del Noroeste de Buenos Aires (Argentina) - 1 vaga;
- Universidad Nacional del Nordeste (Argentina) - 1 vaga;
- Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina) - 2 vagas.
É de responsabilidade dos candidatos conferir junto as universidades a oferta de cursos e disciplinas para o semestre 2022/2. Assim como verificar com o(a) coordenador(a) do seu curso o possível aproveitamento das disciplinas.
O intercâmbio tem duração de um (1) semestre letivo, podendo ser estendido para um ano acadêmico completo em situações especiais.
As vagas contemplam auxílio alimentação, isenção de taxas acadêmicas e alojamento. Todos os outros custos, como translado, é de responsabilidade dos intercambistas.
Requisitos:
- O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo 5º do Código Penal Brasileiro (Lei 3 nº 10.406/2002), residente e domiciliado no território nacional, brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 e ter até 30 anos de idade ao término do período da mobilidade (Conforme Regulamento Geral do Programa ESCALA Estudiantes de Grado);
- Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FURG durante todo o processo de seleção e também durante todo o período de realização do programa;
- Ter coeficiente mínimo 7,0 (sete vírgula zero);IV. Não ter mais que 02 (duas) reprovações (nota e frequência). Ter, no máximo, 01 (uma) reprovação por frequência;
- Ter integralizado no mínimo quarenta por cento (40%) do curso;
- Não estar em semestre de colação de grau (candidato à formatura) quando da realização do Intercâmbio;
- Não ocupar cargo docente;
- Não ter participado de outro programa de mobilidade internacional;
- Ter conhecimento básico de língua espanhola; observar que algumas universidades exigem certificado específico. É responsabilidade do(a) estudante verificar a exigência de língua espanhola com a instituição de destino de seu interesse;
- Entregar documentos exigidos para a inscrição neste Edital.
Somente será homologada a inscrição do(a) candidato(a) que atenda aos requisitos acima citados.
Documentação necessária e inscrições:
- Formulário AUGM preenchido e assinado pelo(a) estudante;
- Contrato de Estudos AUGM preenchido e assinado pelo Coordenador de Curso (Coordenador Acadêmico) e Diretor da Unidade (Autoridade Competente) (LISTA DISPONÍVEL). A assinatura do Coordenador Institucional é de responsabilidade da Reinter, e somente para candidatos selecionados. Os documentos do item 1 e 2 devem ser preenchidos de forma digitada (não serão aceitos formulários preenchidos à mão), com assinaturas manuais (após a assinatura, digitalizar o documento) ou assinatura digital.
- Histórico Escolar;
- Currículo Lattes documentado, com a comprovação de todos os itens; somente serão pontuados os comprovantes referentes à graduação em curso;
- Cópia do passaporte (páginas 2 e 3) ou do protocolo de agendamento para solicitação do novo passaporte. No caso de cópia do protocolo, anexar juntamente cópia do documento de identidade;
- Carta de motivação, em espanhol, enfatizando por que a experiência de mobilidade na universidade escolhida será importante para a vida acadêmica e profissional do(a) estudante;
- Certificado de proficiência em língua espanhola ou declaração de que o aluno tem condições de acompanhar as aulas na universidade de destino.
Todos os documentos estão disponíveis no link.
Em caso de mau funcionamento da Plataforma Lattes, o candidato pode efetuar a inscrição e posteriormente enviar o currículo Lattes para reinter.mobilidade@furg.br.
Mais informações disponíveis no edital.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail reinter.mobilidade@furg.br, com o assunto "Edital ESCALA Graduação 2022".