A Secretaria de Relações Internacionais (Reinter), institucionalizada em dezembro de 2013 como uma assessoria ao gabinete da reitoria, passou a operar em 2014, devido a necessidade de especificar e tratar dos assuntos internacionais relacionados a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Isso porque, anteriormente, os processos de internacionalização não eram centralizados em um órgão específico e a iniciativa dos acordos de cooperação eram por conta da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Logo, era necessário pensar em uma estrutura que mediasse as relações cooperativas no âmbito nacional e internacional. Conforme a sua especificação foi se fortalecendo, a Reinter passou a ser uma secretaria institucionalizando os processos internacionais e as demandas de mobilidade.

A principal função associada aos primeiros anos da secretaria foi a de promover a manutenção das bolsas Luso-Brasileiras – descontinuada em 2017 – que representavam o principal método de mobilidade internacional da instituição. No mesmo ano, a FURG integra as bolsas Ibero-Americanas que promovem a mobilização para, não somente Portugal, como Espanha e alguns países da

América Latina, através de convênios com a FURG.

Além disso, em 2015, a Reinter aderiu ao programa de mobilidade entre Brasil e Colômbia (BRACOL) e, no próximo ano, a colaboração entre Brasil e México (BRAMEX) foi efetivada. A partir dessa atividade de adesão a possibilidades acadêmicas, o programa Escala de Graduação foi adotado em 2018.

A média de alunos enviados, desde a fundação da secretaria, se concentra em, aproximadamente, 16 ao ano e de alunos recebidos, 6. Assente nisso, os processos de internacionalização no âmbito do ensino, da pesquisa e de extensão, cada vez mais, são aperfeiçoados e incentivados aos alunos da instituição para que haja um crescimento significativo nesses dados.

A mobilidade nacional também é incentivada pela instituição a fim de ampliar as possibilidades de desenvolvimento em estágios e cursos curriculares em outras universidades conveniadas do país. A média de alunos da FURG enviados para outras instituições nacionais é de, aproximadamente, 13 ao ano. O intercâmbio é vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A secretaria atende aos interessados em desenvolver os aspectos culturais e profissionais no âmbito nacional e internacional, estimulando o conhecimento dos problemas do mundo e incentivando o progresso intelectual de excelência. A internacionalização provoca essa troca de conhecimento e técnicas que agregam tanto aos alunos quanto ao corpo docente da instituição.