Oportunidade viabiliza mobilidade virtual em instituições da América do Sul

Divulgação AUGM

A Associación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), como membro oficial da AUGM, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (REINTER), estão selecionando estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento para o Piloto de Mobilidade Virtual, cujo objetivo é contribuir para a internacionalização do ensino superior na América do Sul, bem como promover um espaço para fortalecimento de competências acadêmicas e culturais através da experiência digital durante a pandemia do coronavírus. 

Período

Os estudantes interessados em participar poderão realizar a mobilidade virtual a partir de junho de 2021 (conforme calendário específico de cada universidade) em no máximo duas disciplinas, e em até duas universidades de destino, desde que seja de outro país que não o da universidade de origem.

A participação não criará qualquer obstáculo ou impedimento para prosseguimento das atividades acadêmicas na universidade de origem. Ao final da experiência, a universidade de destino deverá emitir um Certificado de Estudos ao estudante de mobilidade.

Universidades de destino

Para conferir as instituições de destino participantes, bem como as suas ofertas acadêmicas e seus respectivos números de vagas, clique aqui.

Requisitos

Para ser um candidato elegível, é necessário:

  • Estar regularmente matriculado em um curso de graduação na FURG;
  • Ter concluído, pelo menos, 40% da carga horária total do curso.

Inscrição

Para se inscrever, o graduando deve preencher o Formulário de Inscrição (DISPONÍVEL AQUI) e encaminhá-lo, juntamente com os documentos exigidos pela universidade de destino, para o endereço de e-mail reinter.mobilidade@furg.br no período de 26 de abril a 19 de maio de 2021, com o assunto “Mobilidade Virtual AUGM”.

O formulário deve ser preenchido em conjunto com a Coordenação de Curso e conter carimbo e assinatura do(a) Coordenador(as) no campo “Coordenador Acadêmico”.

Os documentos exigidos pela universidade de destino estão disponíveis juntamente com a oferta das disciplinas. Para acessar, clique aqui.

A REINTER encaminhará todos os estudantes inscritos e que preencham os requisitos as suas respectivas universidades de destino escolhidas, sendo essas, as responsáveis pela seleção final de alunos em cada disciplina ofertada.

Confira o CRONOGRAMA do processo de seleção (DISPONÍVEL AQUI).

Resultado

A confirmação dos selecionados será feita pela Secretaria Executiva até o dia 30 de junho de 2021

Para mais informações sobre a convocatória, clique aqui. Em caso de dúvida, entre em contato através do endereço de e-mail reinter.divulgação@furg.br.