Evento aconteceu virtualmente, apresentando oportunidade que promove a cooperação internacional

Nessa última terça-feira, 16, às 20h30, realizou-se a cerimônia de abertura dos cursos gratuitos de Chinês, Cultura Chinesa e Medicina Tradicional Chinesa oferecidos pela Universidade Normal de Hebei, China, à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e demais instituições parceiras do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu virtualmente através da plataforma Zoom e foi transmitido por meio do Youtube (LINK DISPONÍVEL AQUI).

A cerimônia contou com a presença de representantes de instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e lideranças políticas do Estado. Também contou com autoridades chinesas como o Reitor da Universidade Normal de Hebei, o Ministro da Embaixada da China e o Chefe do Departamento de Educação de Hebei.

A cerimônia

Durante a transmissão, foram apresentadas informações institucional sobre a universidade chinesa e os cursos ofertados. É importante destacar que os cursos terão um total de 215 participantes, sendo metade das vagas distribuídas aos alunos, docentes e técnicos-administrativos da UFSM e a outa metade ofertada as instituições parceiras, sendo o início das aulas no dia 17 de março e o final no dia 10 de junho de 2021. Com o objetivo de aproximar e criar oportunidade para uma cooperação entre diferente culturas e conhecimentos, as aulas serão ministradas por professores da Universidade Normal de Hebei que capacitarão os alunos a conhecer elementos básico da cultura chinesa, da medicina chinesa e de seu idioma.

A FURG

O Secretário de Relações Internacionais da FURG, Prof. Milton L. Asmus, representou formalmente o Reitor da instituição, Prof. Danilo Giroldo, durante a cerimônia. Ao ser questionado sobre a importância da oportunidade para a FURG, o secretário destacou a participação dos estudantes da universidade em um curso internacional em uma instituição renomada da China e salienta sobre o impacto da colaboração entre as instituições participantes. “Foram abertas vagas especiais para as universidades do Rio Grande do Sul, então isso acaba fortalecendo uma cooperação regional”, aponta.

Segundo o secretário, a realização do curso foi resultado possível de uma parceria da UFSM com o Instituto Confúcio, o qual é responsável pela disseminação da cultura chinesa em diversos países do mundo. Essa experiência abre oportunidade de acompanhar essa cooperação e, eventualmente, também estabelecer um Instituto Confúcio na FURG.