O Programa de Intercâmbio Brasil-México (BRAMEX) é um Acordo de Cooperação Acadêmica e Cultural, assinado em 2010, entre a Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior de la República Mexicana (ANUIES) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). O Programa foi reativado pelo GCUB em 2016, incentivando a mobilidade acadêmica entre os estudantes de graduação dos dois países e possibilitando a construção de experiências interculturais. No âmbito da FURG, o processo seletivo para participação no BRAMEX ocorre mediante abertura de edital que acontece duas vezes ao ano

Por meio do BRAMEX, discentes da FURG com mais de 18 anos que sejam regularmente matriculados em um curso de graduação e que possuam nacionalidade brasileira, além de possuir  um coeficiente de rendimento igual ou superior a sete, têm a oportunidade de desenvolver um semestre de estudos acadêmicos em uma universidade no México. A FURG, por sua vez, recebe acadêmicos mexicanos, oportunizando sua permanência ao longo de um semestre letivo.

As diretrizes norteadoras do Programa estão estabelecidas no documento denominado Acordo Específico para o Intercâmbio de Estudantes Brasil-México (BRAMEX).

Auxílios

Os alunos selecionados durante o processo seletivo contam com alimentação (café da manhã, almoço e janta) e condições de hospedagem totalmente pagas pela instituição de destino, além da isenção de qualquer taxa referente ao processo de matrícula e mensalidades (quando for o caso).

Para os estudantes de intercâmbio

A realização dos trâmites e despesas pessoais durante o período de mobilidade, assim como a contratação de um seguro com cobertura internacional de saúde, acidentes e vida, ficam por conta do aluno de intercâmbio. Os gastos referentes a materiais de estudos e os custos de transferência para a instituição de destino também ficam de responsabilidade do estudante.

Documentação exigida

O interessado em realizar mobilidade através do BRAMEX deve apresentar seu Curriculum Lattes documentado, uma cópia do passaporte, carta de intenção do candidato (registrada em espanhol) indicando como a experiência de intercâmbio poderá contribuir para sua formação profissional, um formulário de inscrição e uma declaração de Aceite de Acompanhamento Pedagógico.

O estudante de graduação deve estar atento a abertura dos editais ao longo do ano para que possam ser devidamente informados todos os requisitos de seleção, assim como as diretrizes para documentação necessária para participação do programa de intercâmbio que podem ser especificamente modificadas

Caso o estudante tenha interesse em ter ume experiência internacional, a sua organização deve ser previamente planejada. Nesse caso, as principais informações que podem colaborar para uma devida sistematização desse processo está disponível aqui.

Para os alunos da FURG que realizaram mobilidade por meio desse programa, sugerimos a efetuação de um questionário de mobilidade (disponível aqui) para que uma avaliação das políticas de internacionalização da universidade, bem como seus incentivos possam ser compreendidos e aprimorados.