O Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia (BRACOL) é um Acordo de Cooperação Acadêmico e Cultural assinado em 2011 entre a Asociacíon Colombiana de Universidades (ASCUN) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Seu principal objetivo é estabelecer as condições gerais para promover o intercâmbio entre estudantes das universidades associadas. Dessa forma, o desenvolvimento de uma visão ampliada e mais rica da realidade surge como forma de estimulação intelectual qualificada para o aluno de graduação.

A internacionalização colaborativa entre as universidades brasileiras e colombianas, propõe ao estudante o estímulo ao pensamento reflexivo quanto aos problemas do mundo. Além disso, a mobilidade pode suscitar o aperfeiçoamento no âmbito cultural, pessoal e profissional. Por meio do programa BRACOL, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) concede editais de mobilidade duas vezes ao ano aos seus discentes que possuem nacionalidade brasileira e mais de 18 anos no momento da candidatura. Fora isso, devem estar regularmente matriculados em um curso de graduação e possuir um coeficiente de rendimento igual ou superior a sete. A FURG, por sua vez, recebe acadêmicos colombianos, oportunizando sua permanência ao longo de um semestre letivo.

As diretrizes para o BRACOL são estabelecidas por meio do documento denominado Acordo Específico para o Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (BRACOL), assinado também 2011.

 Auxílios

Os alunos selecionados durante o processo seletivo contam com alimentação (café da manhã, almoço e janta) e condições de hospedagem totalmente pagas pela instituição de destino, além da isenção de qualquer taxa referente ao processo de matrícula e mensalidades.

Para os estudantes de intercâmbio

A realização dos trâmites e despesas pessoais durante o período de mobilidade, assim como a contratação de um seguro com cobertura internacional de saúde, acidentes e vida, ficam por conta do aluno de intercâmbio. Os gastos referentes a materiais de estudos e os custos de transferência para a instituição de destino também ficam de responsabilidade do estudante.

Documentação exigida

O interessado em realizar mobilidade através do BRACOL deve apresentar seu Curriculum Lattes documentado, uma cópia do passaporte, carta de intenção do candidato (registrada em espanhol) indicando como a experiência de intercâmbio poderá contribuir para sua formação profissional, um formulário de inscrição e uma declaração de Aceite de Acompanhamento Pedagógico.

O estudante de graduação deve estar atento a abertura dos editais ao longo do ano para que possam ser devidamente informados todos os requisitos de seleção, assim como as diretrizes para documentação necessária para participação do programa de intercâmbio que podem ser especificamente modificadas.

Caso o estudante tenha interesse em ter uma experiência internacional, a sua organização deve ser previamente planejada. Nesse caso, as principais informações que podem colaborar para uma devida sistematização desse processo está disponível aqui.

Para os alunos da FURG que realizaram mobilidade por meio desse programa, sugerimos a efetuação de um questionário de mobilidade (disponível aqui) para que uma avaliação das políticas de internacionalização da universidade, bem como seus incentivos possam ser compreendidos e aprimorados.