Reinter torna público o acesso ao Programa que visa auxiliar financeiramente graduandos durante mobilidade internacional

A Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulga nesta sexta-feira, 17, a abertura das inscrições para seleção de acadêmicos de graduação da instituição para o acesso ao Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades deste ano. A oportunidade objetiva auxiliar financeiramente o bolsista durante a mobilidade internacional, bem como promover o seu aprofundamento na formação acadêmica em diferentes áreas do conhecimento e o seu enriquecimento cultural. As inscrições vão até o dia 31 de julho.

Lançado em 2007 em comemoração aos 150 anos do Santander, o Programa é uma iniciativa que promove a cooperação internacional com universidades que a FURG mantém convênio. Esse processo acontece por meio do intercâmbio de estudantes em até um semestre de experiência na Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Portugal, México ou Uruguai. Nesse ano, a FURG está ofertando 02 (duas) bolsas para estudantes que tiverem o desejo de se candidatar.

Além dessas, todos os candidatos inscritos no Programa serão contemplados com um curso de experiência internacional on-line, desenvolvido por empresa terceira, o qual beneficiará de acordo com o índice de engajamento (frequência e desempenho),  os cinco melhores candidatos que não tenham sido selecionados pela Instituição de Ensino Superior (IES) de origem para receberem a bolsa adicional. O curso é realizado no prazo de 30 (trinta) dias após a inscrição na plataforma do Santander.

Sobre COVID-19

A realização do Programa deve ser concretizada até o 2º semestre de 2021, respeitando os prazos estipulados nos convênios específicos com a FURG. Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Reinter realizará uma análise da situação e somente a partir de sua autorização, os alunos contemplados pela bolsa poderão realizar a mobilidade presencialmente na universidade de destino.

Elegibilidade

Para uma aplicação bem-sucedida, o candidato deve, por obrigatoriedade:

  • Ser brasileiro(a), nato(a) ou naturalizado(a), maior de 18 anos, e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional, com exceção dos estudantes selecionados no ano de 2019, desde que o referido intercâmbio tenha sido interrompido em função da pandemia;
  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FURG durante todo o processo de seleção e também durante todo o período de realização do programa;
  • Ter coeficiente mínimo de 7,0 (sete vírgula zero);
  • Ter integralizado no mínimo 10% (dez por cento) do curso;
  • Não ter disciplinas reprovadas no último semestre concluído;
  • Ter entregado a documentação descrita no Art. 7º do Edital.

Auxílio

De acordo com o edital 2020, os alunos selecionados durante o processo seletivo contam com um auxílio financeiro no valor de R$ 13.407,90 (treze mil, quatrocentos e sete reais e noventa centavos) que será pago em uma parcela até o mês de dezembro de 2020 para cobrir os custos com transporte, alojamento, seguros internacionais de saúde e de vida, tarifas acadêmicas e alimentação.

A experiência

Filipe Botelho Fernandes, formado em Arqueologia na FURG, teve a oportunidade de ser selecionado para a bolsa Santander em 2018. Fernandes havia participado do edital do ano de 2016, o qual havia tido conhecimento a partir do site da FURG. “Me candidatei no ano de 2016 para saber como funcionava o processo, ocasião em que não fui selecionado”, declarou. A partir disso, o estudante resolveu se desenvolver mais academicamente para aumentar sua pontuação dentro dos critérios do programa. “Procurei todo o ano de 2017 participar de atividades e desenvolver meu currículo de modo a tentar obter pontuação máxima nos critérios curriculares. O resultado foi a seleção em 2018” apontou o atual arqueólogo.

Ao ser questionado sobre os motivadores de sua candidatura no programa, Filipe diz sobre o ganho cultural e o aprofundamento de seu currículo ao estudar um semestre em um país estrangeiro. “Participar do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades foi uma oportunidade única, não apenas por ter estudado em uma das principais universidades europeias, e uma das mais antigas do mundo, mas por toda a experiência e ganho de bagagem cultural” explica.

Como um apaixonado por história, o graduado aproveitou para conhecer diferentes lugares durante o seu intercâmbio. “Além de ter vivido em meio a uma cultura bastante diferente da nossa, a proximidade e facilidade de locomoção na Europa me permitiram conhecer, além de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália”, disse.

Filipe conhecendo novos lugares durante seu intercâmbio

Filipe teve uma experiência incrível que marcou a sua trajetória acadêmica na FURG e declara: “Para aqueles que pensam em se candidatar ao programa, o que digo é: se preparem para os seis melhores meses de suas vidas!”

Para se candidatar

As inscrições devem ser previamente realizadas no Portal Santander até o dia 31 de julho. A partir disso, o aluno deve se inscrever no edital lançado pela Reinter por meio do Sistema de Inscrições (SINSC) da FURG, das 17h do dia 17 de julho às 23h59 do dia 31 de julho.  Deverão ser anexados, no momento da inscrição no SINSC, os seguintes documentos atualizados:

  • Ficha de Inscrição, preenchida e assinada (DISPONÍVEL AQUI);
  • Ficha de inscrição gerada pelo Portal Santander;
  • Currículo Lattes documentado, com a comprovação de todos os itens, conforme solicitado no Edital.

A divulgação prévia dos homologados acontece até o dia 5 de agosto e o resultado final até o dia 18 de agosto.  A reunião com os contemplados pela bolsa deve ocorrer em 20 de agosto.

Para mais detalhes sobre o processo seletivo, prazos, documentação e requisitos confira o edital completo (DISPONÍVEL AQUI). Para acessar informações sobre o Programa, clique aqui. Em caso de dúvida, entre em contato com a Reinter através do endereço de e-mail reinter.mobilidade@furg.br.

CONFIRA ABAIXO:

ANEXO 1