Oportunidade tem como objetivo incentivar a mobilidade internacional e a cooperação entre instituições científicas

A Agência Nacional Polonesa de Intercâmbio Acadêmico (NAWA) anuncia a 2ª edição do Programa Ulam, voltado para pesquisadores estrangeiros de pós-doutorado que desejem estabelecer cooperação científica com instituições polonesas. O principal objetivo é a internacionalização das instituições de ensino superior no país. As inscrições estão abertas até 15 de abril.

O Programa Ulam

O programa inclui visitas à instituição anfitriã que podem durar de 6 a 24 meses, com apoio financeiro mensal de aproximadamente 2.400 euros (equivalente a 12.375,77 reais), além de um subsídio para mobilidade. Ademais, o bolsista tem a possibilidade de realizar trabalhos de pesquisa ou desenvolvimento, ter acesso ao treinamento de pós-doutorado, obter materiais para seus trabalhos científicos ou publicações e participar de aulas didáticas na instituição. A estada pode ser acompanhada por membros da família mais próxima. Para ser um candidato elegível ao programa, é necessário:

  • Apresentar um diploma de doutorado concedido em um país que não seja a Polônia;
  • Não possuir cidadania polonesa;
  • Não viver ou trabalhar na Polônia desde 2017;
  • Estar empregado em uma instituição de ensino superior ou em centro científico de pesquisa estrangeiro. O emprego não é exigido para pesquisadores que obtiveram o diploma ou concluíram sua bolsa de pós-doutorado após 31 de agosto de 2019;
  • Ter recebido um convite de uma instituição polonesa;
  • Tenha três conquistas, dentre:
  1. Uma publicação como autor principal em periódicos incluídos em um dos seguintes bancos de dados internacionais: Scopus, Science Citation Index Expanded, Social Sciences Citation Index, Arts and Humanities Citation Index;
  2. Uma monografia revisada;
  3. Uma publicação em materiais revisados ​​de uma conferência internacional, indexada no banco de dados Web of Science Core Collection ou Scopus;
  4. Uma publicação em materiais revisados ​​de uma conferência internacional listada pela Associação de Pesquisa e Educação em Computação da Australásia (CORE), indexados no banco de dados internacional da DBLP Computer Science Bibliography.

Para se inscrever

O processo de inscrição da NAWA é online (link disponível aqui). O candidato deve enviar apenas um pedido de financiamento em uma determinada convocação somente em formato eletrônico no sistema da Agência. O pedido de solicitação do programa juntamente com seus anexos devem ser redigidos em inglês. Os documentos para download podem ser acessado nesse link. Para mais informações sobre o processo de inscrição, clique aqui.  

 

Para saber mais sobre o Programa Ulam, clique aqui. Em caso de dúvidas específicas, o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail magdalena.kowalczyk@nawa.gov.pl.

 

Observação: a REINTER não é responsável por esse programa, atuando aqui somente como plataforma de divulgação.