MOBILIDADE NACIONAL ANDIFES

Danilo Barreto de Aguiar

"Olá! Meu nome é Danilo e gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência com a mobilidade acadêmica que realizei em 2019, quero com isso conseguir agregar valor na tomada de decisão de quem tem interesse de estudar em outra universidade. O spoiler que posso dar para ficarmos juntos até o final desse relato é de que essa experiência me ensinou MUITAS coisas e que ajudou a definir o futuro da minha carreira. Então #partiu_relato!

            Eu fui aluno do curso de engenharia mecânica da FURG e vou começar contando a minha história de uma forma um pouco inusitada, durante vários anos da minha graduação eu nunca tive interesse em realizar mobilidade acadêmica nacional, para ser sincero, pouco conhecia sobre essa oportunidade. No 5° ano da minha graduação eu já me encontrava na reta final do curso e prestes a me formar, quando aconteceu um fato bastante importante. Nesse período, tive conhecimento sobre um laboratório situado na UFSC, no qual é uma grande referência nacional e internacional em uma área de pesquisa de meu grande interesse. Assim, ao obter maiores informações sobre esse laboratório, o sonho de um dia fazer parte das pesquisas do mesmo nasceu naturalmente. Contudo, na minha visão naquele período a única oportunidade na qual poderia fazer parte desse laboratório seria no mestrado e a realização desse sonho foi adiado momentaneamente. Segui o meu ano normalmente de formando quando um dia navegando no site da FURG uma notícia me chamou atenção, se tratava a respeito do edital de mobilidade acadêmica nacional estar aberto, nesse exato momento a minha vida se cruzou com a tão almejada oportunidade e identifiquei a chance de adiantar a realização do meu sonho.  Um aluno de mobilidade acadêmica se torna um estudante regular da outra instituição e, com isso, pode cursar as matérias normalmente da grade curricular. Porém, me classificava em uma categoria de aluno para essa oportunidade um tanto diferente, pois já havia cursado todas as disciplinas obrigatórias do meu curso e faltava apenas fazer o estágio para me formar. Diante desse cenário, só faria sentido naquele momento realizar a mobilidade acadêmica caso o laboratório me aceitasse para ser seu bolsista, pois assim poderia concretizar o meu sonho ainda na graduação. No último semestre de 2018 entrei em contato com o laboratório e felizmente fui aceito para ser bolsista. Com isso, realizei o processo de mobilidade acadêmica nacional para a UFSC e também fui aceito pela universidade. Ocorreu tudo certo e resolvi adiar minha formatura e arrumar as malas para morar em Santa Catarina e viver uma experiência nova e única.

            A mobilidade acadêmica durou um semestre inteiro e além das atividades de 20h que desempenhava no laboratório, que citei anteriormente, também cursei 4 disciplinas que a FURG não oferecia. Essa experiência foi incrível para mim, pois não somente me desenvolvi como aluno, mas principalmente como pessoa. O fato de a FURG ser da minha cidade natal, fez com que essa fosse a primeira vez que eu saísse de casa, me fazendo encarar a realidade de perto e aprendesse a resolver problemas que antes nem passavam perto de mim. Além disso, no lado acadêmico foi ótimo, visto que apesar de ser o mesmo curso, cada universidade tem suas peculiaridades na forma de ensinar e disciplinas a cursar e, principalmente neste caso, uma estrutura muito maior de laboratórios para realização de atividades e pesquisas, aspecto esse que ajuda muito a complementar a formação do engenheiro. No laboratório que comentei antes, pude abrir a minha cabeça para uma realidade totalmente nova e mais ampla para realização de pesquisa, lá fiz e vi coisas inéditas que foram de grande valia para me tornar um profissional ainda mais completo. Ademais, pude ainda fazer visitas técnicas, participar de um congresso nacional e assistir palestras de diversas pessoas do mundo todo. Sim, foi um semestre bem intenso, visto que tentei aproveitar ao máximo o curto período de tempo que havia disponível.  Como qualquer experiência, tiveram aspectos que superaram as minhas expectativas, assim como houveram outras que ficaram a desejar e, nesse quesito, uma das coisas que aprendi que isso é totalmente normal de acontecer e hoje me faz olhar para frente com os maiores amadurecimentos. Uma das sensações mais diferentes que passei nesse período foi que apesar de estar no último ano da universidade, durante as primeiras semanas na UFSC me senti como um calouro, reviver essa experiência com outros olhos me permitiu aproveitar ainda mais essa etapa de descobertas do novo local de estudo. Por fim, um dos meus principais objetivos da mobilidade acadêmica também era de conhecer melhor a pós-graduação em engenharia mecânica da universidade, de modo a me propiciar definir melhor a escolha do mestrado ou não na UFSC. Com isso, conecto o início do meu relato com tudo que escrevi até agora dizendo que escrevo essa mensagem já em Florianópolis e no início de março de 2020 começo uma nova trajetória acadêmica no mestrado da UFSC, decisão essa que só foi definida pela experiência positiva vivenciada na mobilidade acadêmica.

            Portanto, chego ao fim desse longo relato torcendo que o mesmo seja de proveito para você e que possa ter contribuído de alguma forma para auxiliar nas suas dúvidas ou para motivar ainda mais a viver essa experiência incrível. Deixo aqui também um conselho valioso para você que pensa em fazer mobilidade acadêmica: defina um objetivo claro que você deseja buscar com essa experiência, de modo a agregar valor à sua formação acadêmica e pessoal, busquei demonstrar a importância disso através da história que contei para você. Posso afirmar que foi um divisor de águas na minha trajetória tanto pessoal como acadêmica, me permitindo crescer muito em ambas as partes. Além disso, ficou evidente para mim a importância de buscar novas experiências, pois elas propiciam algo fantástico para nós: sair da zona de conforto. Por fim, acredito que a mobilidade acadêmica não só mudou a minha vida, mas acredito que possa mudar de qualquer um que tenha o mesmo desejo de desafiar-se!"