Programa visa a formação intelectual de líderes latino-americanos por meio de apoio financeiro

O Emerging Leaders of the Americas Program (ELAP), ou, Programa Futuros Líderes nas Américas - como ficou conhecido no Brasil - está com inscrições abertas destinadas a estudantes da América Latina e Caribe. O principal objetivo do governo canadense é oferecer apoio financeiro para estudos ou pesquisas em níveis de graduação, mestrado ou doutorado em instituições no Canadá, a fim de fomentar a atuação de possíveis líderes em países latinos. As inscrições estão abertas até 30 de março.

A bolsa  

O financiamento para as bolsas de estudos do ELAP é disponibilizado pela Global Affairs Canada – departamento do governo canadense que gerencia as relações diplomáticas e consulares do país. A partir disso, serão cedidas cerca de 400 (quatrocentas) bolsas de estudos a estudantes latino-americanos e os valores variam de acordo com a duração dos estudos podendo ser de quatro meses, alcançando o valor de 7.200 dólares canadenses (equivalente a 23.785,01 reais hoje) ou de seis meses, atingindo o valor de 9.700 dólares canadenses (equivalente a 32.043,69 reais hoje).

A bolsa cobre as despesas de visto, passagem aérea, plano de saúde, moradia, transporte público e materiais de estudo, como livros e suprimentos para pesquisa. É importante salientar que a instituição anfitriã canadense também pode reivindicar 500 dólares canadenses para ajudar nos custos administrativo de matrícula.

A experiência

Laura Suárez, formada em Engenharia Mecânica Naval na FURG, foi a primeira estudante da instituição a participar do concorrido programa canadense. Em 2017, a estudante teve algumas dificuldades em relação ao preenchimento do edital e, visto isso, entrou em contato com a Secretaria de Relações Internacionais da FURG (REINTER) para uma orientação sobre a papelada. “Se não fosse pela REINTER, eu não teria tido a oportunidade incrível de passar o inverno mais frio da minha vida do outro lado do planeta” declara e expõe: “Eu não tinha muita noção de como preencher os documentos e incomodei bastante para ter certeza de que tudo estava certo”.

Em sua estada em Newfounfland - província ao leste do Canadá - Laura cursou duas disciplinas: Estruturas Navais I e Corrosão. Sua escolha de apenas duas cadeiras reflete o período de adaptação ao novo idioma e ao ritmo de cobrança do país. Durante a sua mobilidade acadêmica, a jovem criou diversas amizades oriundas de países como Peru, Alemanha, Finlândia e França, inclusive com outros brasileiros, concluindo que seu aprendizado cultural durante a experiência foi imensurável. Laura estudou bastante em suas disciplinas e, segundo ela, conquistou novos conhecimentos e fortaleceu os antigos. “Consegui inclusive repassar muitas coisas para os meus colegas da FURG”, garante e finaliza: “Minha dica pra quem quer fazer intercâmbio: sigam a REINTER no Instagram e tenham suas provas de proficiência sempre atualizadas.”

Laura em sua experiência no "inverno mais frio de sua vida".

Para se inscrever

A inscrição é realizada junto à universidade de origem, sendo esta responsável pelo envio da papelada para a instituição canadense conveniada escolhida (a lista pode ser conferida neste link), mediante a apresentação do comprovante do teste de proficiência TOEFL (iBT) ou IELTS em inglês. A documentação para estudantes estrangeiros necessária para a inscrição deve ser conferida no site oficial da universidade escolhida e, assim, organizada para o envio juntamente com os documentos exigidos pelo ELAP (disponível no site do programa). 

Para mais informações sobre a oportunidade, clique aqui. Em caso de dúvida, o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail scholarships-bourses@cbie.ca ou acesse a página de dúvidas frequente neste link. A REINTER estará instruindo os acadêmicos que tiverem interesse em participar do programa. A secretaria está situada no primeiro andar do prédio da Reitoria.