Oportunidade visa debater novas abordagens sobre o sistema de saúde com estudantes internacionais

O programa Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) está selecionando bolsistas para o Be in Precision Medicine (BeInPM) - curso de mestrado em medicina para ser desenvolvido na Europa. Financiado pela Agência Executiva de Educação Audiovisual e Cultura (EACEA), o programa tem como objetivo abordar a questão da Medicina de Precisão no contexto de mudanças nos sistemas de saúde e na união de novas abordagens, além de oferecer ferramentas para os estudantes internacionais se tornarem especialistas em relação a implementação e gerenciamento do tema. As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro.

Be in Precision Medicine

O curso se refere ás estratégias de tratamento que levam em consideração a especificidade e variabilidade do paciente em termos de genes, seu ambiente e estilo de vida. Ademais, visa o tratamento correto implicando abordagens científicas globais e desenvolvendo, no primeiro semestre, um estudo avançado elaborado pelo mestrando nas áreas da bioengenharia, biotecnologia médica ou pesquisa clínica. Já  o segundo semestre se dedica à dissertação do mestrado em instituições de alta qualidade, incorporando oportunidades para os estudantes participarem de projetos de pesquisas juntamente de cientistas de classe.

É importante lembrar que o aluno desenvolve seus dois semestres em duas universidades parceiras distintas, escolhendo entre a Université Grenoble Alpes (França), University of Barcelona (Espanha) e a University of Naples (Itália). Após a finalização dos estudos, o estudante recebe o Mestrado Conjunto Erasmus Mundos (EMJMD) e adquire a capacidade de trabalhar como profissional da saúde, engenheiro no setor médico e MedTech ou gerenciamento de dados. 

A bolsa

O curso oferta 22 bolsas integrais anualmente, sendo o subsídio oferecido no valor mensal de 1 mil euros por 12 meses. A bolsa cobre os custos de viagem e instalação. Para ser um candidato elegível ao programa é necessário possuir fluência em inglês, já que este é totalmente ministrado nesse idioma. Além disso, é importante estar graduado em um campo relevante, como ciências clínicas, biotecnologia, bioengenharia, engenharia biomédica, farmácia, medicina, biologia, biologia química, biofísica, gestão da saúde, ciências da computação ou ciências da vida.

Para se inscrever

Para se candidatar, o estudante deve preencher o formulário de aplicação na plataforma do site do programa (disponível aqui). Além disso, devem ser anexados os seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte ou carteira de identificação nacional;
  • Currículo atualizado (máximo de 2 páginas);
  • Cópias de bacharelado e/ou mestrado (em inglês);
  • Carta de motivação;
  • Declaração juramentada, declarando que todas as informações fornecidas são válidas e genuínas;
  • Declaração juramentada sobre o país de residência nos últimos 5 anos;
  • Duas cartas de recomendação de professores ou diretores da Universidade;
  • Teste de proficiência como IELTS, TOEFL, PTE, ISE, CAE ou Cambridge ESOL.

A primeira fase do processo consiste na pré-seleção, a qual revisará as notas acadêmicas, motivação, referências e proficiência no idioma. Caso seja selecionado, o estudante será contatado pelo Comitê de Seleção notificando a etapa da entrevista por meio da internet. As entrevistas para os candidatos à bolsa acontecem entre os dias 16 de fevereiro e 15 de março.

Para mais informações sobre a oportunidade, clique aqui. Em caso de dúvida, o contato pode ser realizado através do site ou acesse a página de dúvidas frequentes (disponível aqui).