Oportunidade visa o desenvolvimento de pesquisas científicas por meio de incentivo acadêmico e financeiro

A École Normale Supérieure (ENS) de Lyon, na França, está com inscrições abertas para a Ampère Scholarships of Excellence, uma bolsa de estudos da instituição para mestrados em ciências exatas, artes, ciências humanas e sociais. O programa oferecido contempla dois anos de curso e as inscrições estão abertas até 8 de janeiro.

A ENS, fundada em 1880, é uma instituição pública francesa de elite, cujo objetivo é o treinamento de profissionais e líderes políticos e de negócios, bem como o desenvolvimento de pesquisas em ciências e humanidades visando uma maior compreensão de questões contemporâneas complexas.

A bolsa

O valor de auxílio oferecido é de 1.000 euros ao mês durante os dois anos de mestrado. Para se candidatar a bolsa de estudos, o estudante deve ter, no máximo, 26 anos. Além disso, o programa não aceita estudantes que já tenham estudado ou desenvolvido pesquisa no exterior e que já possuem algum benefício simultâneo ao oferecido pela instituição.

Para se inscrever

O candidato interessado ao programa deve preencher o formulário on-line (disponível aqui) e anexar os seguintes documentos:

  • Currículo atualizado;
  • Carta de motivação;
  • Certificado de diplomas obtidos;
  • Histórico acadêmico;
  • Certificado de proficiência em inglês e/ou francês;
  • Dois formulários preenchidas por professores (formato disponível aqui).

É importante dizer que os candidatos que desejam cursar artes, humanidades, letras ou ciências sociais devem enviar também um resumo do seu projeto de pesquisa de no máximo três páginas e em francês. O resultado será informado via e-mail ao candidato e tem data de divulgação prevista em fevereiro. Para mais informações, clique aqui. Em caso de dúvida o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail ampere.scholarship@ens-lyon.fr.