Oportunidade é direcionada a estudantes de Engenharia e campos afins visando a internacionalização na Europa

O Master in Renewable Energy in the Marine Environment (REM) – programa financiado pelo programa Erasmus Mundus, da União Europeia – está com inscrições abertas para a bolsa de mestrado de dois anos, direcionada a estudantes de Engenharia ou campos relacionados que tenham interesse em desenvolver seus estudos sobre energias renováveis dos ambientes marinhos. O principal objetivo é promover o intercâmbio cultural e a internacionalização das interações europeias entre os estudantes. As inscrições estão abertas até 15 de março.

O programa REM visa responder questões estratégicas marinhas europeias por meio de um estudo de viabilidade que leva em consideração a análise de demanda, necessidade da empresa, oferta e agentes de energia, proposta dos mestres, análise de conteúdo, sendo as prioridades desse:

  • Recurso e ambiente marinho
  • Fundamentos teóricos: conversão precoce de energia marinha;
  • Tecnologias de conversão;
  • Conexão e integração na rede elétrica;
  • Engenharia, desenvolvimento e gestão de parques offshore;
  • Aspectos ambientais, econômicos e legais da energia renovável marinha.

O aluno que desenvolve o mestrado oferecido pelo Erasmus Mundus adquire o conhecimento necessário para abordar o estudo dos conceitos teóricos, bem como analisar e resolver problemas em novos ambientes a partir de um treinamento e controlar atividades técnicas relacionadas às energias renováveis. Além disso, o curso deve ser realizado em pelo menos dois (2) dos países participantes do programa (a lista pode ser conferida nesse link). O curso é definido em duas especializações:

  • Especialização (A): "Engenharia de Sistemas Renováveis ​​de Energia Offshore", direcionado a estudantes de engenharia e matemática, visando o esclarecimento dos processos de engenharia marinha. Prepara o mestrando para pesquisas e trabalho em empresas governamentais e de pesquisas;
  • Especialização (B): “Eletrônica de Potência e Controle para Sistemas de Energias Renováveis ​​Offshore”, direcionado a estudantes com experiência em controle elétrico, visando abordar o controle de potência dos sistemas de energia marinha. Prepara os estudantes para novas pesquisas e para o trabalho em empresas governamentais.

A bolsa

O auxílio oferecido cobre propinas, taxas de participação, seguro, contribui para despesas da viagem e para moradia. Além disso oferece um subsídio mensal para custos diversos. Contudo, o valor total oferecido varia de acordo com a duração do curso e da nacionalidade do estudante.

Para se candidatar

O candidato interessado em participar do programa deve preencher o formulário on-line (disponível aqui) e anexar os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência (os documentos aceitos indicados no site do PRADO);
  • Cópia do documento de identidade ou passaporte;
  • Cópia autenticada do diploma de bacharelado (em inglês);
  • Cópia autenticada do mais alto grau obtido, indicando créditos, nota média e carga de trabalho (em inglês);
  • Cópia de certificados de proficiência;
  • Currículo atualizado no formato Europass (modelo disponível aqui)
  • Carta de motivação;
  • Cartas de recomendação;
  • Evidência de necessidades especiais;

Dessa forma, as candidaturas solicitadas antes do prazo estipulado incluem automaticamente a solicitação da bolsa de estudos.

A experiência no curso de mestrado

Laura Oliveira Suárez, de 24 anos, graduada em Engenharia Mecânica Naval na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em janeiro de 2019, está desenvolvendo seu mestrado em energia renovável oportunizado pela Bolsa Erasmus. Em seu último ano na universidade, a estudante descobriu o REM que combinava um de seus maiores interesses de estudo – o mar – e a possibilidade de conhecer diversos países da Europa. A partir disso, Laura começou o processo de organização para a inscrição do programa, como renovar o passaporte e realizar a prova de proficiência – já que estes processos demandam mais tempo para efetivação. A mestranda teve auxílio da FURG por meio do Núcleo de Tradução (NUTRA) para os requisitos de diploma e histórico traduzidos em inglês. “A gestão de tempo é essencial para não perder o prazo!”, destaca Laura.

Em setembro deste ano, Laura iniciou seus estudos na Universidade de Strathclyde, na Escócia. “Está sendo uma experiência incrível em todos os aspectos possíveis: estudar algo que é importante para mim e para o mundo, conhecer universidades e saber como a ciência é produzida em outros lugares, conhecer pessoas de todo o canto, praticar idiomas e visitar lugares diferentes.” aponta ela.

A jovem desenvolve seis (6) cadeiras, sendo que quatro (4) delas são bem técnicas. Apesar da dificuldade inicial em acompanhar as aulas em inglês, a estudante afirmou se adaptar naturalmente conforme o desenvolvimento de seus estudos. A sua graduação na FURG colaborou para a formação de uma boa base para acompanhar o ritmo europeu. “As outras duas [cadeiras] são relacionadas à economia e meio ambiente, então, algumas vezes, tenho que estudar alguns conceitos básicos, porém é muito fácil visualizar a aplicabilidade na prática.”, explica Laura. Quando questionada, a mestranda afirma ter uma boa motivação para estudar e entender os conceitos propostos pelo programa e recomenda a experiência. “Eu recomendo muito essa oportunidade a quem tenha interesse na área de energias renováveis e procura por uma oportunidade internacional que envolva empresas e centros de estudos de alta qualidade!”, garante.

Para mais informações sobre a oportunidade, clique aqui. Em caso de dúvida, o contato pode ser realizado por meio do endereço de e-mail info@master-rem.eu. Ademais, a página de dúvidas frequentes está disponível para consulta nesse link.

.