MOBILIDADE BRAMEX

Isabela Michel Lucini

No segundo semestre de 2018 fui selecionada para realizar intercâmbio pelo programa BraMex no Instituto Tecnológico Roque (ITRoque), um campus do Tecnológico Nacional de México, situado no distrito de Roque da cidade de Celaya no estado de Guanajuato, no qual cursei matérias vinculadas ao curso de Inginiería de Industrias Alimentarias. Ao total éramos 5 intercambistas, três vindas da Colômbia, uma vinda da Argentina e eu, representando o Brasil.
Ao desembarcar na Cidade do México, fui recebida por uma viatura da universidade que foi buscar a mim e a outras três intercambistas e nos levou até a casa em que vivemos durante os 4 meses de intercambio. A casa em questão está localizada ao lado dos limites da universidade. No dia em que chegamos, recebemos a visita de membros do conselho estudantil, que se colocaram à disposição de nós e nos mostraram as instalações da universidade. No seguinte dia (sábado), um membro do próprio conselho estudantil nos levou para o centro da cidade para que conhecêssemos.

Foto 1 – Todas as intercambistas no ponto turístico mais conhecido da cidade de Celaya.

No primeiro dia de aula ocorreu uma cerimônia de boas-vindas, no qual era destinada aos novos alunos, aos alunos da própria universidade que se foram em intercambio no semestre anterior e a nós, intercambistas que estávamos sendo recebidas pela universidade. Após a cerimônia fomos apresentadas às personalidades de importância do Instituto Tecnológico de Roque.