Iniciativa oferece à comunidade acadêmica a oportunidade de estudar em instituições de ensino superior do Paraguai, Argentina e Bolívia

A Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está com inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Acadêmica Escala de Graduação da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). O principal objetivo do programa é enriquecer a formação acadêmica e pessoal a partir da experiência de intercâmbio entre alunos de graduação da FURG e de instituições do Paraguai, Argentina e Bolívia pertencentes à AUGM. As inscrições vão até 31 de outubro.

A iniciativa voltada para a internacionalização da graduação e pós-graduação entre as instituições de ensino que compõe a associação latina de academias é resultado da integração da FURG ao Grupo Montevidéu que aconteceu em 2018. Para o primeiro semestre letivo de 2020 serão oferecidas três (3) vagas em universidades participantes da AUGM, sendo uma (1) para a Universidad Nacional de Itapúa (Paraguai), uma (1) para a Universidad Nacional del Litoral (Argentina) e uma (1) para a Universidad Mayor de San Andres (Bolívia).

Elegibilidade

Para uma aplicação bem-sucedida, o candidato deve, por obrigatoriedade:

  • O candidato selecionado deverá ter nacionalidade brasileira
  • Ser maior de 18 ou possuir até 30 anos de idade ao término do período da mobilidade;
  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FURG durante todo o processo de seleção e também durante todo o período de realização do programa;
  • Ter coeficiente mínimo 6,0 (seis vírgula zero);
  • Ter integralizado no mínimo dez por cento (10%) do curso;
  • Anexar no Sinsc os documentos exigidos para a inscrição no Edital.

Auxílios

O estudante selecionado receberá alimentação e alojamento, além da isenção de possíveis taxas acadêmicas durante o período de mobilidade. Cada instituição possui regras próprias para prover alimentação e a moradia, ficando de responsabilidade do estudante buscar informações acerca dessas informações com a universidade de interesse, antes do início da sua mobilidade.

Responsabilidades do estudante de intercâmbio

A realização dos trâmites e custos do visto, assim como a contratação de um seguro com cobertura internacional de vida, saúde e acidentes, ficam por conta do estudante em mobilidade acadêmica. Os gastos referentes a materiais de estudos, lazer e os custos de transferência para a instituição de destino também ficam de responsabilidade do aluno. Ademais, o aluno deverá abrir processo de mobilidade acadêmica no protocolo da FURG após o recebimento da carta de aceite da universidade de destino seguindo as instruções da IN02/2014 (disponível aqui).

A partir disso, os selecionados deverão cumprir com as exigências ou requisitos necessários para a regularização e/ou realização de, no mínimo, três (3) disciplinas selecionadas. Os estudantes de intercâmbio estarão sujeitos às mesmas condições de regularização, realização e aprovação nas disciplinas que os demais estudantes locais.

Para se inscrever

As inscrições são realizadas no Sistema de Inscrições – SINSC da FURG. Deverão ser anexados, no momento da inscrição, os seguintes documentos atualizados:

  • Currículo Lattes documentado, devendo ser apresentadas cópias de todos os documentos comprobatórios de toda e qualquer ação citada no Currículo Lattes;
  • Cópia do passaporte ou protocolo de agendamento na Polícia Federal para fazer o passaporte;
  • Carta de intenção do candidato, redigida em espanhol, apresentando a natureza de seu interesse em estudar na universidade de interesse;
  • Formulário de inscrição, preenchido e assinado (ANEXO 1);
  • Declaração de Aceite de Acompanhamento Pedagógico (ANEXO 2);

Os estudantes que não estiverem no Campus Carreiros podem realizar suas inscrições nas secretarias dos Campus de Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. O processo ocorrerá de acordo com os critérios estabelecidos no edital e com o regulamento do referido programa (disponível aqui). A nota de seleção final dos candidatos será determinada conforme o ANEXO 3 e a divulgação final dos selecionados acontece até o dia 12 de novembro.

Para mais detalhes sobre o processo seletivo do programa ESCALA, confira o edita completo (disponível aqui). Em caso de dúvida, procure a unidade sede da secretaria - localizada no andar térreo do prédio da Reitoria - das 8h30 às 11h30 ou das 14h às 17h.

ANEXO 1

ANEXO 2

ANEXO 3