Reinter divulga edital para processo seletivo de estudantes que visam estudar em instituições da Colômbia e do México

A Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) torna pública a abertura do processo seletivo de estudantes de graduação para os programas de mobilidade acadêmica internacional BRACOL e BRAMEX, os quais possibilitam ao aluno desenvolver seus estudos acadêmicos em instituições de ensino superior da Colômbia e do México, respectivamente. O principal objetivo é desenvolver uma relação de reciprocidade entre a comunidade acadêmica da FURG com os demais países conveniados, fortalecendo uma rede de cooperação internacional, possibilitando o enriquecimento cultural e acadêmico. As inscrições estão abertas até 31 de outubro.

A iniciativa é resultado da parceria entre a FURG - membro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) – com a Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN) - a partir de um Acordo de Cooperação assinado em 2011 – e, também, com a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior da República Mexicana (ANUIES), consequência de um acordo assinado em 2010. Para o primeiro semestre letivo de 2020, serão ofertadas dez (10) vagas em áreas específicas, sendo seis (6) para o programa BRACOL e quatro (4) para o programa BRAMEX.

Elegibilidade

Para uma aplicação bem-sucedida, o candidato deve, por obrigatoriedade:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Possuir mais de 18 anos no momento da candidatura;
  • Estar regularmente matriculado, durante todo o processo de seleção, em algum curso de graduação da FURG;
  • Possuir coeficiente de rendimento igual ou superior a 6 (seis);
  • Ter integralizado, no momento da inscrição, no mínimo 20% da carga horária total do curso.
  • Não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional;
  • Ter anexado no Sinsc a documentação exigida no item 7 do Edital no momento da inscrição.

Auxílios

De acordo com o edital, os alunos selecionados durante o processo seletivo contam com alimentação (café da manhã, almoço e janta) e condições de hospedagem totalmente pagas pela instituição de destino, além da isenção de qualquer taxa referente ao processo de matrícula e mensalidades. É importante lembrar que algumas instituições oferecem bolsas para hospedagem e alimentação, ou seja, a universidade repassa ao estudante um valor em dinheiro para que o mesmo fique responsável por suas despesas. Neste caso, a bolsa é disponibilizada 30 dias após a chegada no país de destino.

Responsabilidades do estudante de intercâmbio

A realização dos trâmites e despesas pessoais durante o período de mobilidade, assim como a contratação de um seguro com cobertura internacional de vida, saúde e acidentes, ficam por conta do estudante em mobilidade acadêmica. Os gastos referentes a materiais de estudos, lazer e os custos de transferência para a instituição de destino também ficam de responsabilidade do aluno. Ademais, o aluno deverá abrir processo de mobilidade acadêmica no protocolo da FURG após o recebimento da carta de aceite da universidade de destino seguindo as instruções da IN02/2014 (disponível aqui).

A partir disso, os selecionados deverão cumprir com as exigências ou requisitos necessários para a regularização e/ou realização de, no mínimo, três (3) disciplinas selecionadas. Os estudantes de intercâmbio estarão sujeitos às mesmas condições de regularização, realização e aprovação nas disciplinas que os demais estudantes locais.

Para se candidatar

As inscrições são realizadas no Sistema de Inscrições – SINSC da FURG. Deverão ser anexados, no momento da inscrição, os seguintes documentos atualizados:

  • Currículo Lattes documentado, devendo ser apresentadas cópias de todos os documentos comprobatórios de toda e qualquer ação citada no currículo lattes. Serão consideradas apenas atividades devidamente comprovadas referentes à graduação em curso;
  • Cópia do passaporte ou protocolo de agendamento na Polícia Federal para fazer o passaporte;
  • Carta de intenção do candidato, redigida em espanhol, apresentando a natureza de seu interesse em estudar na universidade de interesse. O candidato também deve indicar como a experiência de intercâmbio poderá contribuir para sua formação profissional. A carta deve ser digitada, apresentando os devidos dados de identificação e, no mínimo, ter 300 palavras;
  • Formulário de inscrição, preenchido e assinado (ANEXO 1);
  • Declaração de Aceite de Acompanhamento Pedagógico (ANEXO 2);

Os estudantes que não estiverem no Campus Carreiros podem realizar suas inscrições nas secretarias dos Campus de Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. A divulgação final dos selecionados acontece até o dia 12 de novembro.

Para mais detalhes sobre o processo seletivo, prazos, requisições e documentação, confira o edita completo (disponível aqui). Em caso de dúvida, procure a unidade sede da secretaria - localizada no andar térreo do prédio da Reitoria - das 8h30 às 11h30 ou das 14h às 17h.

 

ANEXO 1

ANEXO 2

ANEXO 3

ANEXO 4