O Programa ESCALA de Estudantes de Graduação da AUGM - aderido em 2018 pela FURG - impulsiona a cooperação entre as instituições de ensino que compõe a associação latina de academias, através do intercâmbio de discentes regulares de graduação para cursar um período acadêmico em outra universidade membro da Associação com pleno reconhecimento da atividade acadêmica realizada.

O principal objetivo do programa é enriquecer a formação acadêmica e pessoal a partir da experiência de intercâmbio entre alunos de graduação brasileiros e de instituições do Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai pertencentes à AUGM. O prazo de cada intercâmbio é de um semestre/quadrimestre acadêmico. Em situações especiais, se as universidades de origem e de destino concordarem, o prazo poderá se estender a um ano acadêmico completo. Dessa forma, o processo seletivo é realizado pela FURG através de edital.

Auxílios

O estudante selecionado receberá alimentação e alojamento, além da isenção de possíveis taxas acadêmicas durante o período de mobilidade. Cada instituição possui regras próprias para prover alimentação e a moradia, ficando de responsabilidade do estudante buscar informações acerca dessas informações com a universidade de interesse, antes do início da sua mobilidade.